O MUNDO É ISSO AÍ

Escrevia faz alguns anos que a história da humanidade poderia ser contada assim: Da selva à planície, da caverna coletiva às praças da cidade, das casas sem portas às casas fechadas, da família na sala à cada um em seu quarto, do casal sem filhos ao solteiro em 20 metros quadrados. Na verdade esse raciocínio não é meu, acho que é de Sebald. Meu pai, geração nascida antes da segunda guerra, ele era de 1926, tinha uma imensa dificuldade em aceitar que de noite, cada filho ficasse vendo TV, sozinho, em seu quarto. Meu pai era ainda do tempo "casa trancada mas ainda família de portas abertas uns para os outros". Se ele pudesse, teria tirado as trancas de todos os quartos. Mas chega de meu passado, vamos falar do NOSSO. Lemos nas últimas décadas dois tipos de relatos sci fi que estão a se confirmar: O mundo sem nações autônomas, governado na verdade por 4 ou 5 grandes conglomerados privados, e políticos sendo usados como capangas desses conglomerados. Até aí 2020 não me surpreendeu em nada. O que me causou um breve curto circuito foi a posição invertida da direita e da esquerda. Eu sempre tive a certeza que seria a esquerda quem se ergueria contra isso. Por serem mega capitalistas dominando governos-mídia-produção-consumo, os marxistas iriam lutar uma luta perdida contra esse novo status quo. Mas eu não contava com a maior força do planeta: o soft power. Não digo que uma das líderes do mundo seja a Apple, mas observe...em poucos anos a empresa criou uma imagem de liberal-ecológica-moderna-jovem-contra a velha direita-defensora de toda agenda das minorias. Pronto! Usando esse soft power, e aplaudo tal estratégia, ela cooptou toda a esquerda não raiz, a esquerda classe média social democrata. Hoje as mais poderosas empresas capitalistas bilionárias do mundo têm a esquerda a seu favor. Apple, Microsoft, Disney, Warner, Tesla, Virgin, Samsung. E na esteira voce vê todas as outras, da Ford à Fox, da Exxon à KFC, todas tentando colar a imagem de ecológica-feminista-BLM-jovem-liberal-social. Esse o passo um. O sonho de todo capitalista é baratear custos e fazer, do consumidor final, um consumidor que consome 24 horas por dia, todos os dias do ano. A Covid caiu como uma luva. Não creio que foi planejado, não quero crer, mas serviu como campo de provas. E eles perceberam que o povo do ocidente está pronto para o NOVO MUNDO. Viver em blocos isolados consumindo via internet sem parar. O velho comércio, esse de lojas, bares, feiras, será eliminado, ele é inútil hoje. O consumo será via tela, direto e sem tempo para pensar. No seu colo voce terá loja de roupas, de comida, de vinhos raros, de outro bloco para morar e até de drogas. Livrarias já foram extintas. Sexo ou amor já não requer rua ou bar. Acabou meu bebê. Estamos prestes a dar mais um passo: da selva aberta ao compartimento para morar e trabalhar. Claro, não vamos esquecer que para esse novo trabalho, estar em casa é muito melhor. Lucro maior. Eu ia dizer que falta apenas a academia em casa e a escola on line. Não falta mais. Isso já foi providenciado e eu sei que há muita escola que não irá mais ter aulas presenciais. É o século XXI. Velhos dinossauros como Trump e Bolsonaro sabem que eles não significam mais nada. São pseudo líderes de pseudo nações que não mais existem. A esquerda, como disse, foi hipnotizada pelo canto de sereia das companhias "do bem". A direita foi posta fora da festa. Direitistas são consumidores ruins, mal humorados, não mudam de marcas e de hábitos. Pouco se lixam para a Apple boazinha ou a Walmart BLM. Querem o bom e velho quarteirão com queijo, pouco importando se a alface tem TNT ou não. Querem ser servidos bem e ter o que sempre tiveram. Sem mudanças please. Por isso estão fora do NOVO MUNDO. Já perderam. E todos sabem disso. Quando a pandemia acabar, se um dia acabar, pode ter certeza que muita coisa que voce fazia não será mais possível. Os donos do planeta perceberam que podem enriquecer mais dando menos. Ainda menos. Fazendo com que voce não gaste em hotel, avião ou bar, mas apenas no universo on line. Pareço pessimista? Estou sendo paranoico? Olhe ao seu redor e recorde o que voce fazia dois anos atrás. Nunca mais BB. Nunca mais.