VOLTAIRE

Ando lendo Voltaire, autor bastante fora de moda hoje. Isso acontece porque o gênio francês duvidava de tudo, principalmente daquilo que todo mundo dava como certo. No conto O HOMEM DOS 40 ESCUDOS, ele além de fustigar a igreja, poder central da época, chama Rousseau de "caso de loucura sem cura que deveria ser esquecido dentro de um hospital de alienados". A filosofia central de Voltaire é: Desconfie dos sábios. Sábios são vaidosos, e tudo o que fazem é lutar pela manuntenção de sua vaidade. Um sábio não admite se contradizer, e fica firme em seu erro. O sábio é o ditador da mente moderna. Ando pela rua. Sol, vento, ar leve, é primavera. Óbvio que como voltairiano que sou, não uso máscara. Levo um lenço no bolso. Coloco em locais fechados. Não quero causar escândalo. Não quero incomodar velhinhas. Mas me recuso a crer que um pedaço de tecido faça alguma diferença. Mais que isso, não vejo, em mim mesmo, e naqueles que conheço, a ocorrência de uma hecatombe. Cresci como maricas. Não me ofende dizer isso. Para quem não sabe, maricas não é gay. Freddie Mercury ou Ney Matogrosso não são maricas. Felipe Neto é. Eu tinha medo de tudo. De gente desconhecida, de lugares estranhos, de doenças, de morrer. Temia baratas e até cachorros. Minha vida era medo e medo. A dureza da vida me fez mudar. Ainda estou longe de ser corajoso, mas deixei faz tempo de ser um mariquinhas. A epidemia me surpreendeu por me fazer notar a quantidade imensa de gente medrosa que há no ocidente. Não falo do pai que teme pelos filhos. Da filha que teme pela mãe. Falo do cara de 18 anos trancado no quarto. Da menina de 20 que anda com lenço, óculos e alcool na mão. Completamente dominados pelo medo, odiando quem não sente o que eles sentem ( nada irrita mais um maricas que a coragem alheia....eu sei, cresci sentindo essa raiva ), eles abrem mão da sua inteligência em favor do instinto animal do medo. Voltaire escreveria sátiras maravilhosas sobre isso. Que seriam censuradas, como eram seus contos em 1760. Leiam Voltaire. Saúde não é um pedaço de cueca sobre o nariz. Saúde é duvidar do porque das coisas.