CLINT/ STALLONE/ MICHAEL DOUGLAS/ PECKINPAH/ RODRIGUEZ/ ASHBY

PRIMAVERA de Robert Z. Leonard com Jeannete MacDonald, Nelson Eddy e John Barrymore
Se voce quer fantasia, nada se compara aos filmes americanos dos anos 30. E nada chega perto em açucar da MGM. Em magnífico cenário e em produção imensa, aqui se conta a história de cantora que abre mão do amor pelo sucesso. O filme se parece com miniatura de porcelana. Mas é a melhor porcelana! Barrymore, já inchado pelo alcool, dá seu pequeno show. A Jeannete dos tempos da Paramount era melhor. Lá ela podia ser maliciosa. Na MGM ela é toda fofura. Nota 6.
DIRTY HARRY NA LISTA NEGRA de Buddy Van Horn com Clint Eastwood, Liam Neeson, Patricia Clarkson e Jim Carrey
Último filme de Harry. O roteiro é muito ruim. Fala de assassino serial. Jim Carrey em começo de carreira faz astro do rock junk. Canta Wellcome to the Jungle de Axl, e é hilário! Slash faz figuração em enterro. Neeson, muito jovem, é diretor de filmes de horror. E em meio a tudo isso, Clint engole o filme com seu carisma. O único grande Harry é o primeiro, de 1971. Nota 4.
OS MERCENÁRIOS de Sylvester Stallone com Sly, Mickey Rourke, Jason Statham, Dolph Ludgren, Jet Li.
Um filme esquizóide. Vamos lá: a ação é terrível. Tem aquele vício tolo dos filmes de ação feitos hoje: nada é mostrado. A edição é tão frenética que é impossível ver quem mata quem, ver um soco, um salto. Nada é observado, não há tempo para o suspense, não dá tempo de ter medo. Tudo é apenas ruído e flashs de sangue espirrando. Mas o filme tem um atrativo: Mickey Rourke. Todas as suas cenas são boas ( e são apenas três ). Ele faz um tatuador maluco e não entra na briga. Quando ele interage com Stallone e os outros o filme respira. Há humor, há vida. Mas Sly tem um compromisso com o video-game e 80% do filme é picotes de violência. Os carrões deviam aparecer mais, Jason e Jet Li deviam falar mais, e Rourke tinha de ficar mais em cena. A história....não existe. Eles vão lá no fim do mundo ( o Rio ) matar uns bandidões. O rosto de Stallone dá medo de tão deformado. Bruce Willis tem uma cena: está em ótima forma. Nota 5.
A GUERRA DOS ROSES de Danny de Vito com Michael Douglas e Kathleen Turner
Nos anos 80 existiam 3 símbolos sexuais: Sigourney, Kim e Kathleen. Kathleen era a mais bonita e melhor atriz, mas ficou doente e inchou. Aqui, ainda bela, faz uma esposa que pira ( assim como o marido ) e o filme é a insana briga dos dois. Douglas dá um show. Nasceu para fazer desequilibrados. Mas de Vito é um doente. O filme é sombrio, meio Tim Burtoniano, gótico até. Me incomodou muito. Nota 4.
PAT GARRET E BILLY THE KID de Sam Peckimpah com James Coburn, Kris Kristofferson, Bob Dylan, Chill Wills, Harry Dean Staton e Jason Robards
Um poema. O filme é triste como a trilha de Dylan é. Cowboys que sabem que seu tempo se foi, o filme é uma elegia à morte. E como se morre!!! Se no filme de Stallone morrem trezentas pessoas ( e nada vemos dessas mortes ) aqui morrem trinta e todas elas doem em nós. A bala penetra, o sangue jorra, e principalmente, o rosto sofre. Há dor e há surpresa. E há uma moral: vale a pena morrer e matar, desde que seu nome não seja esquecido. Billy não foi. Sam jamais será. Este muito árido e imperfeito filme ( ele é sujo e lento ) é fascinante. Coburn está soberbo. Pat Garret é a angústia de quem negou seu passado e vive na solidão de se justificar. Peckimpah não é para meninos. Ele filmava com os intestinos. Nota DEZ!!!!!!!!!
MACHETE de Robert Rodriguez com Danny Trejo, Jessica Alba, Michelle Rodriguez, Robert de Niro, Don Johnson, Steven Seagal e Lindsey Loham
Digamos que existiu um garoto no Mexico que cresceu amando os filmes de Peckinpah. E digamos que esse garoto se tornou cineasta. Ele fará filmes Peckinpahnianos. Mas como não viveu a vida de Peckinpah, serão citações de Peckinpah. Deliciosas citações. Machete é Trejo. O cara mata com facão. E todas as mortes que provoca ( e que são bem exibidas, sem a velocidade video game ) são hilárias. O filme é uma comédia de primeira. Mundo onde os caras são carniceiros estilosos e as mulheres são deliciosas ninfo. ( Michelle Rodriguez está, finalmente, uma musa. Sua cena final, de tapa-olho, é nota dez ). É um carnaval de sangue falso, assassinatos bem humorados, corpos curvilineos, falas absurdas. Detalhe: é o mais HQ dos filmes. Batman e Homem-Aranha nada têm do espírito livre e juvenil das melhores HQ, são pretensiosos. Aqui não: tudo é página de quadrinho. Lixo delicioso. Mal posso esperar pela continuação! Nota 9.
ENSINA-ME A VIVER (HAROLD AND MAUD ) de Hal Ashby com Ruth Gordon, Bud Cort e Vivian Pickles
O livro "Sex, drugs e rocknroll...." fala bastante sobre Ashby. Diz que ele foi o inocente talentoso que pagou o pato pelos excessos da geração Coppolla. Este filme exibe a inocencia e o talento. Está em cartaz como peça de teatro, com Gloria Menezes, mas este filme é histórico, um clássico dos filme cult e até hoje um modelo para todo filme independente tipo Juno. Fala de menino rico que adora frequentar funerais e tenta se matar todo dia. Tem mãe perua e fria ( atuação hilária de Vivian "-Harold, francamente! Acho que voce não está tendo um bom dia!", isso é dito com finesse enquanto Harold se enforca ) e um dia conhece uma senhora de 80 anos, meia louca, meia hippie, que lhe ensina a viver. Como estamos em 1971, os dois transam e se drogam e o final é muuuuito triste. Mas é uma comédia amarga, voce vai rir e vai chorar com a cena final. A trilha sonora, linda, é de Cat Stevens, uma estrela folk na época e que hoje é um muçulmano proibido de entrar nos USA. As canções são todas doces e tristes, do tipo "vamos lá voce consegue". É sem dúvida um filme do bem e diferente de tudo ( em 71 foi uma revelação em ano cheio de revelações ). Detalhe: assisti-o a primeira vez em 1986. Na época começava uma terapia. Caiu como uma bomba em minha vida, tudo parecia estar lá! Eu era o garoto calado e preso, eu precisava me libertar e aquelas eram as minhas canções. Visto hoje, eu ainda amo aquele menino e sinto ter a obrigação sagrada de ser fiel a ele. Todos nós somos Harold. Ruth Gordon, roteirista de gênio dos anos 40, faz a senhora maluquinha. É o ponto menos brilhante do filme. Uma Kate Hepburn o transformaria em ouro. Mas nada que atrapalhe a beleza ingênua desta preciosa jóia cult. Na época existiam garotos que viam o filme oito vezes seguidas. O roteiro de Colin Higgins é exemplo de perfeição. Nota DEZ.