MEMÓRIAS DE BRIDESHEAD- EVELYN WAUGH

Evelyn Waugh foi escritor central na Inglaterra conturbada dos anos 1930/1960. Começou como um satírico autor de esquerda, lançando hilários livros que perturbavam a igreja anglicana, a realeza e os dandys. Ler Scoop é uma festa para a mente.
Mas na parte final de sua vida ele se tornou direitista e sua verve irônica foi trocada por um amargor rancoroso. Brideshead, livro de transição, é já um retrato dessa nova vida, vida que tem algo de podre, de perdido. Uma bela ruína.
Acompanhamos Charles Ryder, capitão do exército, que na segunda guerra visita a mansão dos Flyte, e então se recorda, em meio aos novos tempos de miséria e desencanto, de sua relação com Sebastian Flyte, o jovem herdeiro, um dandy wilderiano, extremamente sofrido e excêntrico. A narrativa é cheia de dor, e de um ar de homossexualismo reprimido e triste. Charles acaba se relacionando com a irmã de Sebastian, relação que naufraga quando toda a familia dela se torna católica. A culpa afunda a vida da mansão.
Quando lançado, todos os fãs de Waugh abominaram o livro. Parecia trair seu estilo. Não era vivo, era amorfo. Com o tempo se tornou pequeno clássico. Um quase enigma.
Em 1982 a BBC fez uma minissérie em 20 capítulos do livro. Foi exibido pela tv Cultura em 1988 e na época era chic reunir os amigos em casa para ver Jeremy Irons como Charles Ryder e Laurence Olivier, Claire Bloom mais John Gielgud como os pais da duas familias ( Gielgud como pai de Irons está maravilhosamente afetado ). A série escancarava a bichice afetada do livro. E causava furor uma frase de Claire Bloom, a de que entre jovens ingleses e alemães é normal ser gay aos 18 anos. Já na Itália e na Espanha não.
Em Londres a série se tornou febre e jovens passaram a se vestir como Sebastian, ternos brancos com sapatos claros, chapéus de palha fina e cabelo curto caindo sobre os olhos ( se voce pensou em Bowie-Lets Dance- acertou ). Todo o movimento new-romantic ( Duran Duran, Spandau Ballet, Ultravox, Japan, Gary Numan.... ) tem seu novo visual copiado desta série. Série que jornais britânicos chamavam de "enfadonha viagem por cenários ricos e olhares langorosos onde nada acontece, a não ser a constante exibição das bundas de Irons e de Andrews."
Eram os anos 80, inacreditávelmente exibicionistas.
O livro não é enfadonho e muito menos estático. Escrito em bela prosa, ele tem ritmo, tem verdade, tem porque. Toda a primeira fase de Waugh é muito mais brilhante, mas a névoa que flutua nestas páginas nos captura e nos faz pensar.
PS: eu adorei a série da BBC. Não perdi um capítulo e ia à faculdade de calça branca com blusa de lã amarela pendurada nos ombros. Para mim, a trilha sonora da série era a melhor do mundo e procurava uma mulher como Diana Quick, a irmã de Sebastian.
Confusos anos 80.....