TALVEZ ESTE SEJA O MAIOR FILME JÁ FEITO

8 e meio, de Fellini. Porque?
Certos filmes nos dizem quem somos. Mostram onde está nossa paixão.
O apaixonado por Bergman é um homem fascinado pela inteligência, assim como um amante de musicais vive o mundo da poesia. Bunuel traduz em seus fãs o fascínio pelo mistério e o western denota o orgulho da virilidade.
Fellini é o cineasta do amor à vida, e assistir seus filmes é como conhecer aquilo que os humanos têm de mais fascinante.
1963 foi o ano em que o cinema foi arrebentado. Após 8 e meio e O Ano Passado em Marienbad, nada mais foi o mesmo. Marienbad é o filme que destruiu o tempo e 8 e meio destruiu o roteiro.
Fellini não sabia que filme fazer e fez um filme onde um diretor não sabe o que filmar. E nessa falta de idéias, ele, gênio que foi, nos dá o melhor filme sobre impotencia, masculinidade, cinema, fragilidade, velhice, musas, música, anti-intelectualidade e humor.
Sim, pois o filme é muito, muito feliz. De uma felicidade de quem conhece tudo e aceita a vida como ela é e deve ser. Fellini tem apetite por mulheres gordas e mulheres etéreas, ópera e sinfonias, comida, amigos, família cinema e quadrinhos, sonhos e atores e acima de tudo, Giulieta ( feita aqui por Anouk Aimée ).
Cheio de coragem, ele exibe sua vida : as amantes e a esposa traída, as culpas e a preguiça, a indecisão e o machismo.
O filme flui como sinfonia ( " a melhor arte sempre se parece com música " ). Começa em surdina e se encerra como coda, num crescendo ininterrupto. As cenas finais, AS MAIS BELAS DO CINEMA, são uma ode à amizade e a existência, com seu desfile, feliz e melancólico de personagens.
Não há, de 1963 para cá, nenhum grande filme que não tenha alguma influencia direta ou não de 8 e meio. Nada é mais ambicioso e ao mesmo tempo feliz e simples.
Onde encontrar cenas como aquelas dos desfiles de rostos nas fontes de água ? Ou as frases finais, ditas por Guido, que aproximam Fellini de gigantes como Tolstoi e Stendhal ?
No mais... Mastoianni...ele fazia intelectuais, mendigos, gays, machões, palhaços, latin lovers... onde outro que se lhe compare ?
VIVA MARCELLO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!