VOCÊS PENSAM?

Assusta muito o modo como as pessoas pensam hoje. Elas não tentam pensar em profundidade e jamais procuram ajuda para pensar melhor. Jovens consideram seu intelecto pronto e nada que fuja daquilo que eles já sabem, ou melhor, pensam saber, lhes importa. Em 2005 eu falava que a divisão das pessoas em tribos iria cegar a percepção dos outros, dos fora da tribo, e em 2010 notei que as comunidades na internet faziam com que um participante de um grupo de cinema anos 2000 passasse a achar que tudo feito antes de 2000 não existia. A coisa em 2024 piorou muito. -------------------------------- O pensamento se atrofiou e esta é a geração que pela primeira vez é menos inteligente que a anterior. São dados da ONU. O que ocasionou isso? Primeiro o fato de que ao publicar e receber vinte curtidas qualquer um passa a se sentir dono da verdade. É a mais frágil inflação de ego da história, mas ela acontece. Esse narciso irá então ler e seguir apenas quem concorda com ele, porque ele é dono da verdade não é? Faz-se um círculo: minha ignorância é mantida porque voce a apoia e eu te apoio por me apoiar. Qualquer um que for diferente desse círculo será jogado fora, pois ele ameaçará a segurança da ciranda egocêntrica. Um segundo fator de castração do pensamento é o próprio meio. Vivendo na rede, nossa mente se torna visual, apressada e unilateral. A tela não tem profunidade. Ela não para de se mover. E não perde tempo com buscas que podem dar em nada. ---------------------- Desse modo, por não mais pensar além da superfície, vemos o crescimento de pensamentos infantis como os que se seguem. ---------------- A psicanálise foi criada por um homem branco da Europa, logo ela não serve para uma mulher preta dos USA. Por que não trocar History por Herstory? No século XIX houve escravidão, logo todo homem branco do século XIX era escravocrata. Na matemática africana, dois mais dois não são quatro, pois essa soma não foi criada lá. Eu não preciso ouvir Bach porque Bach acreditava em Deus e eu não. Tudo que é novo é melhor que aquilo que é velho, pois se não fosse não teria sido feito. --------------- Esses são exemplos de pensamentos que não se pensam, frases soltas sem porque, mas que ao serem emitidas são consideradas claras e lógicas por quem as emite. E pior, por serem ditas por alguém de determinado grupo, elas são apoiadas pelos colegas sem qualquer questionamento. Eu pergunto: a quanto tempo voce não lê uma notícia baseada em investigação profunda e não em um imenso "parece que" ou "eu creio que" ? ------------------------- Convivo com gente que ao ouvir eu dizer algo como: Aquilo é mais bonito que aquilo, respndem automaticamente com um " voce tem preconceito". Preconceito a que? Ao que é feio? Não. O preconceito que eles me acusam, sem que o percebam, é o preconceito que eles têm contra qualquer um que olhe-julgue-e emita uma opinião própria. ---------------------- Como dizia Huxley, a ditadura perfeita é aquela em que os oprimidos não só amam a opressão como desejam cada vez mais limites. A ditadura do pseudo prazer sem fim, ditadura que domina a classe média e é desejada por todos os de fora, é a mais perfeita construção fascista de toda a hsitória. Drogas, sexo e esportes em troca do embotamente e da passividade absoluta. Voce se sente livre para transar em grupo ou ser um multi poli humano, voce engole drogas prescritas e outras recreativas, voce ouve música 100% do tempo, voce se cansa na academia, voce viaja o mundo todo, voce TEM DE SER feliz e LIVRE, e gente feliz e livre não pode reclamar....não é? Pois se reclamar o errado só pode ser ele e não o mundo onde ele vive, mundo que lhe dá tudo. ----------------- Como um jovem vivendo nessa mundo permissivo e festivo poderá aceitar alguém que lhe cobre algo? Qualquer frase óbvia que vá contra seu falso prazer, será vista como "repressora", antiquada, quando não "fascista". Nada poderá ser dito que coloque em dúvida seu mundo, pois a dúvida desmancha a ilusão tão frágil. Um homem menstrua e uma mulher é igual um homem. Não importa a biologia ou o fato de que uma mulher possa ser MELHOR que um homem, o que se deve dizer é que CADA UM É O QUE DESEJA SER. O pesamento deles é tão pueril que não percebem que falam em cada um ser o que deseja ser e ao mesmo tempo que todos são iguais. Duas ideias que se anulam, pois se sou o que EU desejo nunca serei como VOCE é. Mas esse é um raciocínio óbvio que eles não podem ter. Assim como não entendem que ao dar chances melhores a um determinado tipo físico voce está diferenciando ele de todo o resto. É como se todo o tempo jogassem na cara de todos "ELE NÃO É COMO VOCE". O objetivo do racismo não é esse? Mostrar que aquele homem não é como eu? -------------------- Eu me livrei da BOLHA de maneiras simples e objetivas. Não dando mais a menor importância para aquilo que é moda. Não me unindo a grupos que nada proponham de sacrifício. ( Não existe prazer sem preço e nem verdade sem coragem ). Provando por mim mesmo aquilo que não conheço e nunca me guiando por intermediários. E principalmente observando minha reação ao que ocorre no mundo. Ser coerente, condição que apenas o raciocínio nos dá.