SOBRE UM HOMEM E SUA GRANDE VIDA
Merian C. Cooper. Provável voce não conhecer esse homem. Nasceu em 1893. Foi piloto de bombardeio na Primeira Guerra. Dado como morto quando seu avião foi derrubado na Alemanha. Foi a pé de volta à França. Então foi defender a Polonia dos comunistas. Outra vez derrubado, na Russia. Preso em campo de concentração bolchevique, passou 8 meses cavando trilhas na neve. Viu morrer uma média de 3 prisioneiros por noite. Escapou e andando foi para a Alemanha. De volta à New York, começou a filmar documentários. No Irã, filmou a saga de uma tribo que cruza milhares de quilômetros na neve para achar pastagens para suas cabras. Ele foi junto, gravando tudo. Fome, doenças, sangue nos pés. Imagens de um mundo que não existe mais. Depois foi à Africa. Tribos que jamais haviam visto um homem branco. Depois a Tailândia. Um mundo ainda com tigres, elefantes e gente nunca vista. Sem medo, ele filmava os tigres a dois metros. E corria...Então, a guerra outra vez. Como voluntário, foi defender a China do Japão. Bombas japonesas sobre escolas. Crianças massacradas. Ele voava e jogava bombas sobre as bases japonesas na China. Dessa vez não caiu. ------------------- De volta ao lar, um dólar no bolso. O que fez? Foi trabalhar na RKO. Fez King Kong. E depois foi produtor dos filmes de John Ford. Ford, que não respeitava ninguém, o via como um igual. Mundo de gente dura, de gente que não perdia tempo. Esse foi e é Merian C. Cooper. ------------------ No DVD de King Kong há um documentário sobre ele, duas horas. Depois Peter Jackson diz que é King Kong seu filme favorito e, que coisa cool, ele refaz os efeitos do filme de 1933. Um trabalho meticuloso, árduo, dificil, mágico. Alguém diz: um diretor de cinema, hoje, passa a vida revendo os filmes de gente que passou a vida vendo filmes. Eles conhecem a vida em terceira ou quarta mão. Mas a geração de Cooper não. Antes de fazer seu primeiro filme eles viviam. Assim, quando mostram a vida eles não mostram aquilo que viram em um filme, eles mostram aquilo que viveram. Quando Jackson mostra uma selva ou uma batalha, ele usa aquilo que viu em um filme. Quando Ford ou Hawks mostram uma guerra eles mostram aquilo que viram ao vivo. Por isso os personagens parecem sempre mais completos. Não são criados tendo em vista o personagem de um filme visto aos 18 anos no cinema. Para a primeira geração do cinema, todo personagem é baseado em uma pessoa da vida real. ---------------------- Agora voce conhece Cooper.