ícone

O que faz de um ator um ícone é sua estranheza, não sua excelência.
Qual o maior ícone do cinema? Bogart. Olhe para ele. Feio. Baixo. Careca. Voz de Patolino. Mas... Ele caminhava de um modo que só ele caminhava ( inclinado para frente ), acendia o cigarro e tragava de forma única, tinha o lábio superior paralisado, enfiava as mãos no bolso...
Eram gestos únicos. Podem ser copiados. E quando alguém copia, sabemos: eis Bogey!!!!
Em seu tempo, Henry Fonda, James Stewart, Spencer Tracy eram melhores atores, mas não são mitos, são estrelas; não são esquisitos.
Katharine Hepburn com seu corpo esquálido, seu queixo de pedra, e sua voz que é como cristal desafinado. Tudo nela é freak, desagradável, diferente; e tudo nela é adorável.
Bette Davis com seus olhos enormes, o corpo pequeno e marrento, a voz redonda e muito clara, o andar orgulhoso.
E Marlon? Tudo nele é errado! A voz de pato ( pior que a de Bogey ), ele sussurra, jamais fala; o corpo troncudo-de estivador, a cabeça muito grande, o ar de bissexualismo flagrante. Voce não encontra alguém assim na rua!!!!
Mas voce encontra Jack Lemmon na rua. Gregory Peck ou Kirk Douglas.
John Wayne andava de um modo estranhíssimo! Cambaleando, quase caindo. A voz era sempre autoritária e os olhos quase fechados. Um mito.
Hoje, entre os atores em atividade, potencial para mito há em Johnny Depp, que apesar de imitar Brando, tem certa originalidade e esquisitice só dele.
Jack Nicholson é outro. Ele é todo diferente. Um olhar demoníaco, andar de bêbado, voz fácilmente reconhecível.
O mito se torna mito pelo fato de ser fácilmente reconhecível. Então ele começa a ser imitado por humoristas. Depois nas escolas por jovens atores. E surgem os discípulos. E eis o mito.
De Niro e Pacino não são mitos por serem da escola Brando. Clint não o é por ser da corrente Gary Cooper. Penn e Cage são da linha Pacino ( ou seja, terceira mão ) e por aí vai.
A maioria dos mitos é do cinema antigo pelo fato óbvio de que num meio em que tudo ainda estava por fazer, ser o primeiro a tentar e obter era muito mais natural.
Como acontece hoje na música, ser original após tanta produção se torna muito difícil.
A SOLUÇÃO SERIA DEIXAR O PÚBLICO BEM IGNORANTE! SE VOCE DESCONHECER O PASSADO, TUDO LHE PARECERÁ ORIGINAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!