HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS - LIVRO E FILME
Nem todo escritor que se presta ao cinema é ruim, mas todo escritor ruim é facilmente filmável. Isso porque toda prosa fraca se concentra em atos-ações e também em diálogos. Não há best seller ou livro esquecido que não possua ação física e conversas simples. Para um roteirista experiente, adaptar textos desse tipo para a tela é brincadeira. Edgard Allan Poe é o segundo autor mais adaptado ao cinema, e isso não prova que ele é ruim, não é, mas prova que ele é simples. Poe consegue parecer profundo para leitores superficiais e tem ares de clássico para quem não conhece literatura. Seu foco é no enredo, na ação e num certo tipo de "confissão do narrador" que explicita tudo e faz da leitura um prazer sem custo. Ele nasceu para ser filmado. ---------------- Roger Vadim é sem dúvida um dos piores diretores que já fizeram filmes. Sua fama se deveu toda a descoberta de Bardot e sua carreira, que durou incríveis 15 anos, é uma coleção de filmes mal feitos, mal escritos e mal assistíveis. Ele é impossível de se assistir. Nesta produção de 1966, feita em 3 partes por 3 diretores, sua presença estraga todo o projeto. Metzgerstein, um bom conto de Poe, é transformado não só em filme ruim, é ridículo. Tudo que ele faz é filmar sua esposa de então, Jane Fonda, em cenas pseudo eróticas e com roupas dignas de carnaval. Nada se salva nesse odiável desastre. E o pior, percebemos o quanto Jane e seu irmão, Peter Fonda, são péssimos atores. -------------------- Há estrelas que sem uma direção forte nada conseguem realizar. Jane parece uma colegial em peça amadora. Tudo aqui é execrável. -------------------- O choque é imenso quando começa o segundo conto, William Wilson. Bastam cinco segundos para percebermos a presença de um grande diretor e de um grande ator. Louis Malle dirige e o filme vibra em bom gosto, suspense e clima de horror sutil. Delon, sempre fantástico, vive assombrado pelo seu duplo, um homem com seu nome e seu corpo, porém, bondoso. Não há um só minuto de cinema menos que ótimo. São 30 minutos sublimes em seu modo de narrar e de filmar. Penetramos na mente de Delon sem precisar nos esforçar, Malle trabalha com visível prazer e superior sabedoria. ------------------ O último conto é de Fellini, e em 1966 ele vivia o auge de suas experiências com LSD. Terence Stamp foi chamado para fazer um ator freak que vai filmar em Roma e se vê às voltas com paparazzi. Tudo é 100% Fellini e nada Poe. Os famosos rostos fellinianos com seus movimentos de câmera, os exageros, e a poesia que transcende a beleza e revela amor ao mundo. Stamp, famoso então, destruiu sua carreira com drogas e iria sumir na India por alguns anos. O filme revela com despudor o que ele vivia na vida real. Não houve rosto como o de Stamp. ------------------- Essa trilogia começa com Vadim e isso destroi a chance de assistirmos Malle e Fellini em boas sensações. Se voce o assistir, salte sobre a primeira história e assista as duas seguintes.