GOODFELLAS, SCORSESE

Ontem vi esse filme pela segunda vez. Tinha visto a primeira vez em 1991. Na época ele me deixou meio louco. Ele tem um efeito de droga. Não sei se ele é um grande filme. Não sei nem se é bom. Tecnicamente é perfeito, mas o roteiro...voce nota que ele não tem um alvo, não tem diálogos memoráveis, tem montanhas de erros de continuidade, e todos os personagens parecem terrivelmente rasos. Mas há algo diabólico nele. A mistura de edição genial ( Thelma Schoonmaker, a esposa de Michael Powell ), grandes atuações, trilha sonora precisa e visual sempre rico e hiper hot ( Michael Ballhaus fez a fotografia, vindo dos filmes de Fassbinder ), toda essa sopa de talento fez deste filme algo muito, muito difícil de classificar. ------------------- Falei grandes atuações? Ray Liotta e Lorraine Bracco estão magníficos porém De Niro quase destroi o filme. Está insuportavelmente caricato. É o De Niro de anedota. Ridículo. -------------- Todo o resto brilha, muito. Mas cá entre nós, quem não atua bem em filme do cara? Só De Niro. --------------------- Scorsese faz aqui, de novo, a coisa católica: sofrer e ser salvo. É preciso sofrer. A gente meio que sofre vendo vários dos filmes de Scorsese. Mas depois sentimos que valeu a pena. A gente não sofre muito neste. Ele é sempre divertido. Tem aqueles rostos tipo Fellini. Scorsese usa a cãmera como Jeff Beck usava a guitarra, faz o que quer mas nunca à toa. ------------- Okay. É um grande filme. Lembro que na época a crítica ficou como eu: Como classificar este filme? Eu acho que ficamos assim porque é um filme sem uma só pessoa que preste. TODOS são maus, muito, muito maus. E mesmo quando Ray se regenera o que o motiva não é o bem, é o medo. ------------------ Um aluno veio tomar conselhos comigo, uns dois anos atrás. Ele estava adorando ganhar dinheiro, muito dinheiro, trabalhando pro tráfico aos 16 anos. Mas um amigo seu, o que o levara para lá, morrera e esse aluno sentia medo agora. O que fazer? Fui duro com ele. Eu disse: voce vai morrer. Não tem conversa, voce vai morrer. Então escolhe. Um ou dois anos com dinheiro e a morte, ou tentar viver na linha e duro. ----------------- Ele saiu do crime depois de 3 dias. Está vivo e trabalha. Ganha pouco, muito pouco, mas nunca se arrependeu. Diz que salvei sua vida. Goodfellas é sobre isso.