CINEMA GANGSTER

Vejo seis filmes de gangster da Warner. Todos feitos nos anos 30. Se voce nunca viu esse tipo de filme corra pra ver. Foi um dos modismos mais fortes do cinema americano. ------------------- Dá pra dizer que a coisa começou em 1930 com O INIMIGO PÚBLICO. Em estilo semi documental, eram filmes com roteiros baseados em notícias de jornal e as notícias eram sobre criminosos, gangsters. Mostrava-se a ascensão de um chefão, seu apogeu, seus crimes, amores e seu fim. Os filmes eram duros, nada sentimentais, viris. As imagens eram cheias de carrões, metralhadoras, ternos listrados, charutos, boates, ruas escuras. Barulhentos, violentos, esses filmes fizeram a riqueza da Warner, viraram mania, e assim passaram a influenciar os jovens. Os gangsters ( como acontece hoje no RAP ), se tornaram fetiche, alvo de vida, comportamento a ser imitado. A censura começou a agir a partir de 1935. Mas mesmo assim alguns dos melhores filmes de gangster são de 1938, 39. ---------------- James Cagney era o melhor e o maior. Os bandidos que ele faz são como bombas prestes a detonar. Ele tinha o gestual certo, a voz perfeita, foi o molde do bandido perverso, perigoso e ao mesmo tempo charmoso. ROARING TWENTIES é seu apogeu. Lá está sua energia sem fim, sua humanidade impefeita, o fogo em cada gesto que queima nosso olhar. Há Humphrey Bogart também, o Bogart antes de O FALCÃO MALTÊS, o Bogey bandido, mal, que as pessoas queriam ver morto, o coadjuvante de luxo, o vilão. Humphrey Bogart trai, conspira, atira pelas costas, é covarde. Cagney não. É um assassino que tem um código. --------------- RAOUL WALSH, MICHAEL CURTIZ, MERVYN LE ROY, ARCHIE MAYO, HOWARD HAWKS, são esses os diretores. Em comum, eles são rápidos, machos, não enrolam, não enganam, exibem a coisa inteira, são econômicos. Chegam a fazer quatro, sim, quatro filmes por ano. Se vêm como trabalhadores, artesãos, produtores de histórias. Um filme em 45 dias. E pasmem, são grandes filmes, duram até hoje, 90 anos depois. ------------------- ANJOS DE CARA SUJA é talvez a obra prima do estilo. É de Michael Curtiz. Tem Cagney. Ele é um gangster que vira ídolo da molecada que vive na rua. Tenho uma história com esse filme. Eu devia ter uns 7 anos e meus pais viram esse filme na TV. Sou velho meus queridos...eu vivi no tempo em que a TV passava filmes dos anos 30. Pois bem...fiquei apavorado com o fim do filme. Jamais esqueci. Cagney caminha para a cadeira elétrica. E berra. NÃO QUERO MORRER! NÃO! NÃO ME MATEM! Esse berro ficou marcado em mim. É junto com SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO, outro filme dos anos 30, também da Warner, também com Cagney, visto mais ou menos na mesma época, as lembranças mais antigas de filmes que eu tenho em mim. Só que a memória infantil de SONHO DE UMA NOITE é pura magia, encanto, quase um enfeitiçamento; já ANJOS DE CARA SUJA é uma lembrança dura, terrível. Revendo hoje, tantas décadas depois, observo a perfeição do filme. ------------------- Por fim uma história de Scorsese. Ele, quando fazia o filme sobre Howard Hughes, passou um filme de James Cagney para seu elenco. Martin Scorsese diz que os atores aplaudiram o fim do filme e na cena em que James Cagney entra se ouviu um ator dizer: Eis uma atuação realmente moderna. Esse cara criou aquilo que fazemos hoje. ------------------- São divertidos. São POP. E são cinema perfeito.