A MELHOR BANDA DE 1987: THE RED HOT CHILI PEPPERS- THE UPFLIT MOFO PARTY PLAN.

Eu não conseguia entender! Freaky Styley vendera quase nada e agora este disco, em 1987, chegava apenas ao 146 lugar da Billboard! Eu achava os Red Hot a melhor banda de então, de 1987, e tanto meus amigos como críticos e compradores de discos os ignoravam! Cara, eu ouvia eles todo dia, tava apaixonado! Flea já era o melhor baixo do mundo! Mas o povo preferia U2 ou Smiths! Não eu! Não eu! ----------------- Em 2021 eu ouço agora o terceiro disco dos caras, este Upflit...... E me espanto! Sim, o som dos Red Hot nos anos 90 virou coisa dominante. Toda banda, até aqui no Brasil, fazia esse mix de rap e punk, de rock e funk. Mas ninguém fez como eles. Aqui há uma assustadora adrenalina. Eles fizeram o som de Venice Beach dos anos 80. O som dos vestiários das universidades da Califa de então. O som do skate como esporte ainda amador. Eles trouxeram cor e humor á uma década escura e pretensiosa. Eu ainda amo este disco. --------------- Flea diz no encarte que Malcolm McLaren os procurou durante 1987 para os empresariar. O inglês queria que eles fossem "mais Chuck Berry"....Malcolm via os Red Hot como um grupo de rocknroll tradicional, um sucesso certo. Claro que Flea não gostou. Acabaram sendo produzidos por Michael Beinhorn, um cara da tecnologia, que trabalhava com Bill Laswell, Herbie Hancock e a cena de jazz-funk de New York. Flea odiou o som de bateria do disco, "sem dinâmica". É o maldito som dos anos 80, só caixa e bumbo, estridente. Mas o disco é fantástico! Hillel Slovack ainda era o guitar man, bem mais funky que Frusciante, e Jack Irons o batera, bate forte. A única faixa que não me toca fundo é Behind The Sun, talvez a mais conhecida. Vou postar dois arrada quarteirão dos disco. Aquela mistura analfabeta de rap e heavy e punk e funk na veia. ----------------- Kiedis fará 60 anos em 2022. Minha geração. Fácil imaginar Anthony ouvindo os funks que eu ouvi quando moleque de 11 anos de idade. Depois o punk aos 14 anos. E o rap aos 19. Em 1987 eu senti: esse cara é dos meus. Ele também tá enjoado dos anos 80. Ele quer misturar tudo de bom dos anos 70 com a cor e a grana dos anos 80. Foi o que ele fez. E teve a sorte de ser brother de alma de Flea, o cara com a pegada pra unir tudo. Deu certo demais!