OPRESSORES E OPRIMIDOS

Este post é dedicado para um aluno que me pediu para explicar o que seja a opressão. Diz ele que se sente oprimido pela escola. ----------- Meu querido...por me sentir oprimido eu não posso falar livremente o que penso da sua situação. Isso porque eu faço parte do mesmo ambiente, e sou tão oprimido quanto voce é. Então saiba que voce não está só. ----------- Como se dá essa opressão? Grosso modo, pelo simples fato de que eu não posso falar a sério, e tenho então de fingir para poder estar presente. Há uma opinião dominante no meio, e qualquer outra opinião é IMEDIATAMENTE EXCLUÍDA. Nenhum problema se fosse só isso, mas o excluído é também O CIDADÃO QUE EMITIU TAL OPINIÃO. Não sei como te consolar amigo, pois eu também sinto medo de ser AGREDIDO o tempo todo. ---------------------- O oprimido é atacado de um modo que o indiferente ou isento, jamais imagina. Ele é atacado nos meios de comunicação, entre ex amigos ( que o vêm como um tipo de caso clínico ), entre colegas de trabalho, na rua. Ele começa a evitar lugares, pessoas, situações, pois sabe que o ataque virá. Quando resolve enfrentar a situação, achando que tudo pode ser mera paranoia, o ataque vem. Mais um amigo o enquadrando, mais uma censura anônima, mais um risinho mal disfarçado. Voce é esmagado. Deixa de existir. ------------- O processo não é o nazista. Na Alemanha eles penduravam tabuletas nos oprimidos. O método aqui é o de Stalin: o morto-vivo. Apaga-se a pessoa. Ela não existe mais. ------------------ Eu falei que não ia te consolar e não vou. Mas direi como sobrevivo. Com humor. ------------- Observe o ridículo do opressor. Como todos se parecem em sua bondade de araque. E ria do modo como o pensamento deles é invariável. Eles não têm dúvidas. Não pensam jamais poder estar errados. E por isso, são preconceituosos. Nós, voce sabe, exitamos e nos questionamos todo o tempo. E, como ser como somos é o caminho MAIS DIFICIL, sabemos que nossa fibra é inquebrável. --------------- Seria tão simples e gostoso cair para o lado opressor. Estampar um gigantesco ELE NÃO na testa e sair por aí, moderninho e do bem, numa boa....Se sentir aceito pela TV, jornais, ex amigos, meninas fofinhas, ruas alternativas....ah....que delicia....tão fácil e tão bom....MAS NÃO DÁ! ----------------- Porque nós somos nós mesmos e estamos sendo OBRIGADOS a ter vergonha disso. Chamados de burros e estúpidos todo o tempo, quando nosso único pecado é pensar de outro modo. Haverá prazer em oprimir? Penso que sim. O prazer de se sentir superior a alguém mesmo sem o conhecer. Voce sabe amigo, tudo é vaidade, mera vaidade. ---------------- Siga em frente. É tudo que posso te dizer. Mesmo que voce opte pelo mais fácil, e eu jamais acharia isso errado, voce é voce, e não há o que fazer sobre isso. Um abraço. E por favor, jamais se meta em brigas. Esse não é nosso estilo.