LISZT POR RUBINSTEIN

Arthur Rubinstein é, provavelmente, o mais famoso pianista dos últimos cem anos. ( Horowitz não é tão famoso ). Ouço uma gravação dos anos 50 onde ele toca o primeiro concerto de piano de Franz Liszt. A orquestra é a da RCA e o maestro é Wallenstein. Esta é a primeira peça musical clássica pela qual me apaixonei, já a mais de 35 anos. Tem portanto um lugar especial em mim, e claro, já ouvi várias execuções dessa peça. Pois qual a minha surpresa ao me sentir muito incomodado com esta leitura? O andamento é tão veloz que quase parece uma marcha militar e Rubinstein, que coisa!, parece deixar de lado algumas notas! ---------------- Franz Liszt é um dos compositores mais fáceis de se gostar e por isso um dos mais fáceis de serem subestimados. Este concerto, belíssimo, se tocado com lentidão, revela um sentimento melancólico hipnotizante, uma teia de notas que nos levam ao sonho e a divagar sem freio algum. É romantico ao extremo. Tocado em alta velocidade ele se revela apenas uma peça de salão, fundo de festa ou pior, exibição de técnica. Rubinstein que me perdoe, mas não gostei.