PALAVRAS SÃO APENAS PALAVRAS
Dizer TODES no lugar de TODOS não salvará um transformista de sofrer estupro. ( Além de revelar conhecimento obtuso do que seja a lingua: mudanças linguísticas JAMAIS se operam por imposição, o idioma muda de baixo para cima, toda mudança nasce no povo e depois atinge a mídia e a academia, isto é uma lei básica que todo linguista sabe ). As empresas mais ricas descobriram que o marketing mais barato e fácil a ser feito hoje é o marketing do bem. Coloque bebês negros no anúncio de talco. coloque moças negras no anúncio de banco ao som de John Lennon, coloque jovens de sexo indefinido no anúncio de um jipe. Sua marca, por magia, parecerá jovem e do bem, mesmo que voce derrube matas e faça testes com animais. ----- Mas em tudo isso há algo de bem pior: jovens negros assistindo tanto anúncio que exibe negros em apartamentos chiques e em carros top, irá se pacificar, terá a doce sensação de que as coisas mudaram. MUDARAM? Será negro o dono da empresa? O publicitário que liderou a equipe? O dono da produtora do filme? Serão negros os caras que dirigem jipes de 90 mil reais? ----- O mundo que vemos na tela hoje é tão falso como era o mundo das propagandas de margarina com loiras famílias brasileiras. A única diferença é que em 1980 havia a vergonha de ser brasileiro, então se fingia ser francês; hoje se agrada o típico brasileiro, e para isso se coloca um negro num cenário e numa situação... gringas. O conto da carochinha é o mesmo, só que agora com tinturas de "consciência de um mundo melhor". Nada é mais perverso que elogiar o funk dizendo assim que se está valorizando a cultura negra. Não. Está se perpetuando a cultura do negro em seu lugar. Negro na rua da favela entre bundas e armas. -------------- Hipocrisia geral. Belas imagens que duram 30 segundos onde gordas são aceitas como lindas e palavras feias não podem mais ter vez. Na rua são as magras as cobiçadas e palavrões rolam sem parar em vagões de trem e salas de aula. Nos apartamentos da Vila Olímpia, Jardins e Higienópolis, nenhum negro toma café com um sorriso na cara. Pega bem contratar negros elegantes nas lojas do Shopping chique. Desde que eles pareçam atores americanos descolados. E claro, nenhum dono de loja será da cor que eles são. Continuem agradando a massa com anúncios do bem. Isso os fará pensar QUE TUDO ESTÁ MUDANDO. Quem sabe essa mudança não demore uns 100 anos para começar? Se o mundo é duro e cruel, que se abuse do virtual. -------------------- só que a conta, ela não fecha.