BEETHOVEN....CONCERTOS 5 E 7....ORQUESTRA FILARMÔNICA DE VIENA....REGENTE CARLOS KLEIBER....HISTÓRICO!

Li que Carlos Kleiber realizou em 1975 a melhor gravação da quinta sinfonia já feita. Acho um cd com essa obra e de quebra a sétima, de 1977. ---------------- Foi Beethoven o maior artista da história? Seria ele maior que Michelangelo ou Shakespeare? Seria maior que Bach? O que sei, com certeza, é que ele foi o primeiro a fazer o que queria quando queria como queria. Não adulou bispos, duques, reis ou papas. Não dependeu de mesadas do estado ou de mecenas. E mais incrível: não ouviu o público. Sendo o primeiro gênio a entender ser possível sobreviver a custa do seu público, foi também o primeiro a esnobar os fãs. Eu disse gênio? Sim. Se Beethoven não é um gênio então ninguém o é. ------------------- Gênios criam seu mundo, seu meio e seu ofício. Beethoven, numa época de gigantes, 1790-1820, tempo de Napoleão, Goethe, Kant, Shelley, Schubert, citei seus anos mais produtivos, se destaca como o autor do espírito da época. Não, ele não foi um romântico, está provado que ele foi um clássico, mas o romantismo, os revolucionários de então o usaram como seu símbolo. Na verdade Beethoven é beethoviano, assim como Goethe é goethiano. ------------------- A SÉtIMA SINFONIA.... O primeiro movimento é júbilo. Beethoven era um homem forte e sofrido, poucos escreveram coisas tão alegres. Raro eu pensar na palavra JÚBILO. Mas é isso que abre esta obra. Logo vem o segundo movimento. Deus meu!!!!!! Aqui ele consegue o impossível: é dramático. E ao mesmo tempo é pleno de esperança. Talvez voce conheça o tema central, mas o modo como ele o desenvolve é soberbo. Beethoven nunca é simples, nunca é pequeno, não há humildade nele; mas isto, isto que ele faz aqui...é perfeito! O tema se desenrola como um romance de Stendhal, nunca cai no melodramático, nunca deixa de ser grave, sério, concentrado. Cria a sensação de que algo vai desabar, mas não desaba. Beethoven consegue manter o suspense. Então eis a coisa: volta o tema, como afirmação que logo evapora no sublime. Gênios da música são maiores que gênios da escrita? ----------- Presto!!!! Eis o terceiro movimento!!!!! Aventuroso. Italiano. Celebrante. Vivo. Glorioso. Sentimos o prazer dos músicos. Então vem o quarto movimento...GOD...é a coisa mais divina que ouvi....O CONCERTO PARA PIANO 20 DE MOZART não é mais minha peça favorita. Allegro com Brio! Operístico. Imagine um banquete. Imagine uma corrida de cavalos. Imagine um hotel onde vários amantes discutem e depois caem na cama. Imagine o alvorecer. Imagine sua vida como música. Imagine imagine imagine imagine...Estes oito minutos provam de forma categórica que os homens foram um dia maiores. Somente um gigante comporia tal coisa. Como tudo que Beethoven faz, a música quase se desfaz, ele divaga, brinca, se exibe, e volta, triunfal, ao tema que não se perde nunca. Rola, enrola, desenrola, sobe, desce, cavalga, divaga, se afirma, luta, e ri....ELE RI....RI....RIIIIIIIIIIIIIIIIII!!! Só um palavrão pode expressar isto: Puta que pariu! ------------- E a FILARMÔNICA DE VIENA toca sorrindo. Potente. Carlos Kleiber entende que o frustrado-afetivo Beethoven fazia música potente. Sua execução é brava. Bravíssimo!-------------- Ouça isto no volume máximo de seu aparelho. Ouça de pé. E ao final grite: BRAVO!!!!!!------------------------- Quanto a Quinta Sinfonia....Kleiber acelera o início, tcham tcham tcham tchaaaaammmmm......é uma quinta menos grave e mais aventurosa. É uma quinta perfeita. Que CD maravilhoso....