RETRATOS DA INFÂNCIA, NA IMIGRAÇÃO JAPONESA DO BRASIL.

   Sai agora esse livro, bonito, sobre a vida das crianças japonesas em seu cotidiano brasileiro. Fotos, muitas, lindas! Há uma em que a mãe, no porto, vê o navio perdido na névoa, que é de uma sublime beleza. Fico um tempão olhando e viajando com essa imagem. Mas tem mais, muito mais: Crianças e seus brinquedos, escolas, e trabalho, muito trabalho, pois elas trabalhavam como adultos a partir dos 10 anos de idade. Destaco duas histórias:
  Morando em fazendas, nos cafundós do nada, muitas crianças morriam sem tempo de chegar ao médico. Fico sabendo de um doutor que percorria, de carro, apenas ele e seu motorista, 112 escolas em 112 cidades, para atender os alunos. Que belo filme não daria a bio desse japonês!!!! Mas...sabemos que esse tipo de filme não interessa aos "gênios" do cinema brazuca. Então deixa pra lá.
  Mamagoto, um jogo japonês que era jogado nas escolas da colônia. Percebo que na minha escola se jogava muito isso! É mais um costume nipônico que pensei ser coisa de meu país.
  Impressiona uma foto da orla de São Vicente, os hotéis parecendo coisa de Cannes...Hoje vemos no lugar os espigões tortos e sem estilo. A cidade teria sido salva se as construções "europeias" tivessem sido preservadas...Mas não.
  O livro tem muito mais fotos que texto, é todo pautado pelo acervo do museu da Liberdade, na rua São Joaquim.
  Indico a quem se interessa por história, por fotografia e claro, pelo Japão.