A LIÇÃO DO MESTRE - HENRY JAMES. A ESCOLHA IMPOSSÍVEL.

   A Lição do Mestre sai na série exclusiva da Cultura. Uma novela de 100 páginas, em que o mestre James, narra a história de Paul Overt, um jovem escritor recém publicado. Numa festa ele conhece seu ídolo, o veterano escritor St George, além de sua esposa, e uma amiga do casal, a bela e entusiasmada Marian. Paul se apaixona por Marian, mas seguindo conselho de St George, ele se isola por dois anos para escrever seu grande livro...O resto não digo.
   Escrito em 1888, James joga a questão mais relevante na arte da época: É possível viver e ao mesmo tempo fazer arte de verdade? Questão que hoje nos é inimaginável, esse tipo de sacerdócio da arte, foi a filosofia central da vida de Pater e dele atingiu Mallarmé, Proust, Pessoa, Wharton, Pound, Eliot e tantos outros. O grande artista jamais deveria se casar, e caso se casasse, nunca deveria ter filhos. Sua vida era a arte e a arte era uma vida mais real que a vida cotidiana. Henry James esposou essa ideia e nunca se casou. Todos esses artistas, em nosso tempo hiper sexualizado, têm a suspeita de homossexualidade ou de taras variadas, pois nosso mundo não quer aceitar a ideia de uma vida sem sexo nenhum. Esquecemos que um compromisso gay ou uma série de paixões são também uma traição ao sacerdócio da arte.
   Henry James foi o maior escritor da época auge do romance. Tempo em que sem cinema, rádio ou telefone, era o livro a única e grande diversão dentro de casa. ( Havia teatro e ópera fora de casa e jogos precisavam de um grupo de amigos ). Por isso entre 1750-1880 tanto se publicava e tanto se adulava a figura do escritor ( No mundo civilizado, claro ).  Hoje, tempo em que livro é apenas um item entre tantos outros, Henry James ainda impressiona e muito. Ele consegue mostrar o ponto de vista divergente de cada personagem, consegue provar a relatividade da verdade, e faz com que apenas tenhamos uma leve intuição sobre qual o sentido do que acaba de ocorrer. O mundo de James é um universo onde nunca iremos saber tudo o que é falado, por que as coisas são como são e onde entra a vontade de cada um. Eu não conheço nenhum escritor tão complexo e tão delicioso. Complexidade prazerosa, pois ele escreve como um pianista pensativo.
  Eu realmente amo esse mestre.