Um amigo me envia a nova lista da revista inglesa Sight and Sound, nela os 50 melhores filmes da história do cinema. Pela primeira vez Kane não é o primeiro ( é o segundo ). Tentativa de ser diferente? Não sei. Kane está longe de ser meu filme favorito, mas ainda é o mais influente. Porque? Porque em duas horas ele exibe TODOS os tipos de cinema, todos os estilos, tanto do passado, como daquilo que se faria desde então. É por esse motivo que Kane é o filme de quem conhece e compreende o cinema. Ele recapitula e antecipa o próprio cinema.
Mas quem venceu desta vez? VERTIGO de Hitchcock. E já aviso, ele é um de meus mais amados filmes. Faz tempo que Vertigo vem crescendo em todas as listas. Ele se beneficia do dvd. As novas gerações se surpreendem ao vê-lo, o adoram. Ele toca nos temas que são mais relevantes em 2012: solidão, real e imaginário, compulsão sexual, fetichismo e sadismo. Tudo isso com a técnica perfeita do gênio inglês. Vertigo ser o number one não surpreende ninguém. Ele é magnífico.
A lista, como já disse, é influenciada pela voga do dvd. Filmes que eram famosos como lenda, ao serem vistos em casa, confirmam ou não sua fama. Vendo a lista em seu todo, três diretores sobressaem como renascidos em revisão: Tarkovsky, Ozu e Dreyer. Três filmes de cada um deles se colocam entre os 50 e o russo tem muito destaque. Devo dizer que dos 50 só não assisti um, História do Cinema de Godard, aliás vivemos um tempo godardiano, sua obra é bem representada.
A lista nada tem de Tarantino, Woody Allen, Joel Coen, Clint ou PT Anderson. Os diretores em atividade representados são Wong Kar Wai, Lynch, Bela Tarr, Scorsese e Kiarostami. Estão longe de serem meus favoritos.
Mas é uma boa lista. Apesar de não dar o destaque a Bergman que eu daria ( temos Persona em 18 e só ), vemos Ozu em terceiro, Murnau em quinto e Rastros de Ódio de Ford num belo sétimo lugar. Fellini está em décimo e Os Sete Samurais de Kurosawa é o 17. É bacana ver Bresson e seu Balthazar entre os topo 20 e meu querido L'Atalante de Vigo em 12.
Listas nunca são como voce gostaria, mas esta não me causa revolta ou hilariedade. Sóbria, essa a palavra que a define.
1 VERTIGO - HITCHCOCK
2 KANE - WELLES
3 TOKYO STORY - OZU
4 A REGRA DO JOGO - RENOIR
5 SUNRISE - MURNAU
6 2001 - KUBRICK
7 RASTROS DE ÓDIO - FORD
8 CÂMERA - DZIGA VERTOV
9 JOANA D'ARC - DREYER
10 OITO E MEIO - FELLINI
11 POTEMKIN - EISENSTEINE
12 O ATALANTE - VIGO
13 ACOSSADO - GODARD
14 APOCALYPSE NOW - COPPOLLA
15 LATE SPRING - OZU
16 AU HAZARD DU BALTHAZAR - BRESSON
17 OS SETE SAMURAIS - KUROSAWA
18 PERSONA - BERGMAN
19 O ESPELHO - TARKOVSKI
20 CANTANDO NA CHUVA - DONEN
21 L'AVVENTURA - ANTONIONI
22 O DESPREZO - GODARD
23 O PODEROSO CHEFÃO - COPPOLLA
24 A PALAVRA - DREYER
25 IN THE MOOD - WONG KAR WAI
26 RASHOMON - KUROSAWA
27 ANDREI RUBLOV - TARKOVSKI
28 MULLHOLLNAD DRIVE - LYNCH
29 STALKER - TARKOVSKI
30 SHOAH - LANZMANN
31 O CHEFÃO II - COPPOLLA
32 TAXI DRIVER - SCORSESE
33 LADRÕES DE BICICLETA - DE SICA
34 A GENERAL - KEATON
35 METROPOLIS - LANG
36 PSYCHO - HITCHCOCK
37 JEANNE DIELMAN - AKERMAN
38 SANTANGO - BELA TARR
39 OS INCOMPREENDIDOS - TRUFFAUT
40 VIAGEM À ITÁLIA - ROSSELINI
41 PATHER PANCHALI - SATYAJIT RAY
42 SOME LIKE IT HOT - WILDER
43 GERTRUD - DREYER
44 PIERROT LE FOU - GODARD
45 PLAY TIME - JACQUES TATI
46 CLOSE UP - KIAROSTAMI
47 A BATALHA DE ARGEL - PONTECORVO
48 LUZES DA CIDADE - CHAPLIN
49 CONTOS DA LUA VAGA - MIZOGUCHI
50 HISTÓRIA DO CINEMA - GODARD
Devemos lembrar que filmes recentes tendem a cair sempre de posição, assim que seu impacto vai se extinguindo. Dificilmente veremos Lynch em listas futuras. O tempo é sempre o melhor juiz de toda arte. Vencer a passagem do tempo é o grande mérito.
Como vivemos em tempos pouco imaginativos, Bunuel fica de fora. Assim como a elegãncia de Visconti ou de Resnais. Não são bons anos para requinte ou para delicadeza.
Destaquemos a definitiva consagração de Ozu e os vários criticos discípulos de Godard se fazendo notar. Toda escolha reflete o momento em que ela é feita. O modo de filmar godardiano é hoje muito valorizado. Esta lista confirma isso.
Mas quem venceu desta vez? VERTIGO de Hitchcock. E já aviso, ele é um de meus mais amados filmes. Faz tempo que Vertigo vem crescendo em todas as listas. Ele se beneficia do dvd. As novas gerações se surpreendem ao vê-lo, o adoram. Ele toca nos temas que são mais relevantes em 2012: solidão, real e imaginário, compulsão sexual, fetichismo e sadismo. Tudo isso com a técnica perfeita do gênio inglês. Vertigo ser o number one não surpreende ninguém. Ele é magnífico.
A lista, como já disse, é influenciada pela voga do dvd. Filmes que eram famosos como lenda, ao serem vistos em casa, confirmam ou não sua fama. Vendo a lista em seu todo, três diretores sobressaem como renascidos em revisão: Tarkovsky, Ozu e Dreyer. Três filmes de cada um deles se colocam entre os 50 e o russo tem muito destaque. Devo dizer que dos 50 só não assisti um, História do Cinema de Godard, aliás vivemos um tempo godardiano, sua obra é bem representada.
A lista nada tem de Tarantino, Woody Allen, Joel Coen, Clint ou PT Anderson. Os diretores em atividade representados são Wong Kar Wai, Lynch, Bela Tarr, Scorsese e Kiarostami. Estão longe de serem meus favoritos.
Mas é uma boa lista. Apesar de não dar o destaque a Bergman que eu daria ( temos Persona em 18 e só ), vemos Ozu em terceiro, Murnau em quinto e Rastros de Ódio de Ford num belo sétimo lugar. Fellini está em décimo e Os Sete Samurais de Kurosawa é o 17. É bacana ver Bresson e seu Balthazar entre os topo 20 e meu querido L'Atalante de Vigo em 12.
Listas nunca são como voce gostaria, mas esta não me causa revolta ou hilariedade. Sóbria, essa a palavra que a define.
1 VERTIGO - HITCHCOCK
2 KANE - WELLES
3 TOKYO STORY - OZU
4 A REGRA DO JOGO - RENOIR
5 SUNRISE - MURNAU
6 2001 - KUBRICK
7 RASTROS DE ÓDIO - FORD
8 CÂMERA - DZIGA VERTOV
9 JOANA D'ARC - DREYER
10 OITO E MEIO - FELLINI
11 POTEMKIN - EISENSTEINE
12 O ATALANTE - VIGO
13 ACOSSADO - GODARD
14 APOCALYPSE NOW - COPPOLLA
15 LATE SPRING - OZU
16 AU HAZARD DU BALTHAZAR - BRESSON
17 OS SETE SAMURAIS - KUROSAWA
18 PERSONA - BERGMAN
19 O ESPELHO - TARKOVSKI
20 CANTANDO NA CHUVA - DONEN
21 L'AVVENTURA - ANTONIONI
22 O DESPREZO - GODARD
23 O PODEROSO CHEFÃO - COPPOLLA
24 A PALAVRA - DREYER
25 IN THE MOOD - WONG KAR WAI
26 RASHOMON - KUROSAWA
27 ANDREI RUBLOV - TARKOVSKI
28 MULLHOLLNAD DRIVE - LYNCH
29 STALKER - TARKOVSKI
30 SHOAH - LANZMANN
31 O CHEFÃO II - COPPOLLA
32 TAXI DRIVER - SCORSESE
33 LADRÕES DE BICICLETA - DE SICA
34 A GENERAL - KEATON
35 METROPOLIS - LANG
36 PSYCHO - HITCHCOCK
37 JEANNE DIELMAN - AKERMAN
38 SANTANGO - BELA TARR
39 OS INCOMPREENDIDOS - TRUFFAUT
40 VIAGEM À ITÁLIA - ROSSELINI
41 PATHER PANCHALI - SATYAJIT RAY
42 SOME LIKE IT HOT - WILDER
43 GERTRUD - DREYER
44 PIERROT LE FOU - GODARD
45 PLAY TIME - JACQUES TATI
46 CLOSE UP - KIAROSTAMI
47 A BATALHA DE ARGEL - PONTECORVO
48 LUZES DA CIDADE - CHAPLIN
49 CONTOS DA LUA VAGA - MIZOGUCHI
50 HISTÓRIA DO CINEMA - GODARD
Devemos lembrar que filmes recentes tendem a cair sempre de posição, assim que seu impacto vai se extinguindo. Dificilmente veremos Lynch em listas futuras. O tempo é sempre o melhor juiz de toda arte. Vencer a passagem do tempo é o grande mérito.
Como vivemos em tempos pouco imaginativos, Bunuel fica de fora. Assim como a elegãncia de Visconti ou de Resnais. Não são bons anos para requinte ou para delicadeza.
Destaquemos a definitiva consagração de Ozu e os vários criticos discípulos de Godard se fazendo notar. Toda escolha reflete o momento em que ela é feita. O modo de filmar godardiano é hoje muito valorizado. Esta lista confirma isso.