DEMOCRACIA

Democracia é juntar um monte de gente e se decidir pelo mínimo denominador comum. É colocar em votação um filme de Bergman e um de Gore Verbinski e dar Verbinski. Vence quem atinge a maioria e a maioria é burra.
Não, isto não é papo de PSDB perdedor. Serra candidato já é sintoma da tal democracia. Entre Dilma, que mesmo eleita ainda nada disse de relevante, e Serra, que disse várias coisas irrelevantes e conseguiu desunir seu partido, eu fiquei com minha consciência, votei no nada budista.
Democracia nos faz ouvir Restart e nos leva a ler John Grisham. Pior, nos convence que estamos errados se não formos pró-maioria. Se não defendermos a maioria, se não formos democráticos, seremos gente do mal. Ou pior, esnobes.
Estou falando disso porque estou lendo um livro de 1934, de editora do Porto/Portugal. É O Mandarim, de Eça de Queiroz. A antiga grafia de nossa lingua... que bela e principalmente, que invulgar!!!!!
Como é bonito o sciência, o phantasia, a palavra estylo cheia de estilo, desherdados, throno, pittoresco.... as palavras como devem ser : cheias de caráter, cheias de gosto, de cheiro, de "aristocracia". Mas, escrever assim era mais dificil, e a malta ignara precisa aprender o simples. Democraticamente rebaixa-se a língua ao burro, e ele, zurrando, balança o rabo feliz.
Tempo há de vir em que teremos cinquenta palavras em uso. E tudo "sera iscritu comu si fala". A cultura "comu coiza di mitidu a besta". Democracia é isso.