SHERLOCK JR. - BUSTER KEATON, UM GÊNIO

Porque um gênio?
Este filme tem uma hora apenas. E em uma hora temos no mínimo quatro desenvolvimentos: primeiro, ele é um apaixonado injustamente acusado de roubo. Depois ele se torna um projecionista de cinema, que sonha estar na tela. Então ele é um herói das telas e ao final, um namorado apaixonado. Todos esses momentos independentes são entrelaçados naturalmente e citam os temas favoritos de Keaton : o ingênuo que se esforça para vencer, o trem e a água. Todo grande filme de Buster Keaton tem uma estação de onde se vai e se volta, e rios, lagos e cachoeiras, onde se "quase morre".
Porque um gênio?
Em seus filmes nada há de literário, de teatral, de século XIX. Ele é completamente cinematográfico. Seu gênio se revela na facilidade com que ele manipula, brinca, cria, ilude, usa a câmera e nosso olho. Na sequencia em que ele sonha estar dentro da tela, temos uma das mais geniais construções. As trucagens se encadeiam e Keaton brinca com seu talento. Seu personagem vai mudando e mudando de cena, as coisas vão se encadeando e nós começamos a agradecer por essa diversão.
Buster Keaton era também um ator maravilhoso. Seu rosto, estranhamente belo, crédulo e sempre alerta, é a face de um homem honesto, forte, e jamais derrotado. Ao contrário de Chaplin, Keaton não deseja nossa piedade. Ele pede nossa admiração. Ele é um estóico. E o rosto de Keaton é a imagem de toda uma filosofia. Mas há ainda o corpo deste herói.
Desde criança ele foi treinado por seu pai no circo. Era jogado ao palco, derrubado, fazia quedas, saltos, voava. O corpo de Keaton é o corpo de um atleta, de um bailarino e de um "esportista radical". Buster jamais utilizava dublês, e todos os seus filmes são cheios de cenas muito arriscadas. Aqui ele anda de moto de costas, pula de trem, cai em rio, despenca de casa. Há uma cena em que ele pula de uma janela e sai disfarçado pelo outro lado que é maravilha de engenho.
Nada então é mais cinema, mais pura luz e movimento que sua arte. Há uma alegria elétrica em seus filmes, uma sensação de que tudo pode acontecer e um maravilhoso otimismo.
Buster Keaton nunca ri dos outros, ele nos faz rir, apenas nos faz rir. Seu humor nada tem de amargo, de perverso e seu personagem nunca nos inspira dor ou lágrima, ele perde, mas não sofre. Luta.
Nada no cinema mudo é melhor que Keaton, e quase nada feito depois tem seu divino humanismo. Os filmes de Keaton são testemunhos de fé, de arrojo e de coragem. Se o mundo fosse lugar perfeito todos seríamos como Buster Keaton foi.