THE PRETZEL LOGIC - STEELY DAN

Fácil dizer o que o Steely Dan não é : banda de rock, grupo de jazz ou música pop. Mas também nada tem de vanguarda, de folk ou de simples. O que eles são afinal ?
Dá pra dizer que eles odiavam tocar ao vivo. Eram desajeitados e muito feios. Raras bandas foram tão pouco glamurosas. Mas dá pra dizer uma coisa que eles faziam : um tipo de som "de luxo", refinado, macio. Como na mpb, não há ódio no Steely Dan, porque neles tudo soa harmônico.
Na verdade eles eram um duo : Donald Fagen e Walter Becker. E um bando de músicos escolhidos a dedo. Gente do jazz. Mas eles faziam jazz ? Nunca. Então o que tocavam ?
Nasceram em Boston, o que quer dizer muito. Cultura. E eram maconheiros exaltados. Leitores maconheiros. Começa a entender ? Aquele tipo de cabeludo não-hippie mas que fica chapado e é anti-capitalista. Porém o som deles nunca é muito-louco. É muito bem tocado e usa o formato pop. Quatro minutos com refrão e solo curto. Pegajoso.
Pop ? Com esse vocal de quem não tem voz ? Mas que TomJobinianamente coloca a voz ruim sempre no tom exato. Pop ? Com essas mudanças de andamento constantes e letras que são compêndios universitários ? E refrões muito complicados... e magnificamente bem arranjados.
Venderam muito em seu tempo. E hoje são sampleados a toda hora pelo povo do rap. Seriam eles funky ?
O disco tem um vendedor de rua na capa. Pretzels. Capa feia e ao mesmo tempo bela. Fria. Rikki dont lose that number abre o disco. Riff de piano. De gênio. Tá dado o tom. Música bonita e bem feita, mas... mutável. Night by night é noite em Chicago andando de Cadillac. Any major dude é obra-prima de sóbria e madura melancolia. Linda de doer. Tem um arranjo quase medieval e quase freak ( Pode ? Pode ! ). Maduros. O Steely nasce adulto.
Barrytown é festeira e otimista e vem um cover de quem ? Duke Ellington !! Lembremos : O Steely tem a culpa de ser matriz do pop mais vulgar da história. O pop yuppie dos anos 80. Mas o Steely Dan jamais é vulgar ou yuppie. É perfeitamente brilhante.
Parkers band. O disco cresce. Exibição de música elétrica. Voa. Through with buzz é adendo para a obra-mestra : Pretzel logic, hino de inspiração de alguém ( Fagen ) que sabe tudo de harmonia. O dude é inspirado demais !!!!! With a gun é música de cowboy. Mas é cowboy urbano, nada country. Made in Boston. O som do Steely Dan é almofadinha. Sem jamais ser careta. Muita erva.
Charlie Freak é fôlego novo e o disco termina com Monkey in your soul que é psicodelismo inteligente e sob controle. O Steely Dan nunca perde o controle, ele é hiper ensaiado, hiper profissional, mas é sempre vivo.
Mas o que é o Steely Dan afinal ?