CIÊNCIA, UMA NOVA RELIGIÃO

Juro que assisti isto na GNT.
No futuro nosso cérebro será transformado num software. Dessa forma, quando o hardware morrer, basta colocar o soft em outro aparelho. Teremos então a vida eterna ! ( E fico pensando qual seria o valor de uma vida eterna... mas o cientista nunca pensa em "valores", o raciocínio é sempre em termos de "solução de equação" )
No futuro teremos a nossa disposição a escolha : estaremos conectados a uma virtualidade em que poderemos viver com o rosto que escolhermos e o cenário que criarmos. A nanotecnologia, implantada em nosso cérebro, fará com que possamos viver amor, sexo e desejo apenas mentalmente. Fantástico ! É a velha "lógica" da humanidade : destruir o que nos foi dado para em seguida refazer tudo. Voce suja para limpar e destrói para reconstruir. Num mundo de seres em cadeiras, ligados em seus sonhos "reais", "onde iremos não só ver e ouvir, mas viver o sexo na cabeça, criando o que quisermos", bem, nesse mundo o acaso é ignorado, tudo se torna aparentemente controlável. Pois é... mas o telhado ainda terá uma goteira para ser tapada e as enchentes ainda levarão gente embora. Esses FRANGOS DE GRANJA conectados, ignorarão isso ?
Daí o idiota falou algo de uma irresponsabilidade absoluta : o planeta pode, tranquilamente, suportar 10 bilhões de seres, ou mais. Porque a ciencia SEMPRE irá criar uma saída. Esta é a lógica do tolo : como nunca morri, jamais morrerei. Diz ele que a energia solar e os alimentos criados em laboratório poderão suprir quantas pessoas existirem. E mais, que criaremos água. OK. Ele só esqueceu de dizer de onde será criada a água e o alimento. Ele não disse que NADA é criado do nada ! A Terra, por mais que os babacas ignorem, tem um limite físico. Tudo o que fazemos é feito a partir de algo que existe antes. Se voce fizer um tomate em laboratório ele será feito de algum componente colhido da Terra. A única forma de sair desse círculo seria sair do planeta. Sair para onde e como ?
O que esses deslumbrados infantís não conseguem notar é que a vida é circular : tudo o que voce faz tem um resíduo que não desaparece magicamente ! O que voce faz volta, nada é eliminado, tudo fica. Já o homem pensa em reta : eu deixo meus restos para trás, e eles desaparecem... Isso não existe, é a ilusão de nosso modo de pensar. Tudo o que é feito permanece. A energia solar será usada para produzir alguma coisa e essa coisa deixará resíduos. Para produzir água é preciso alguma matéria prima, qual e de onde ? Todo ato tem um eco no sistema.
Em outro canal, o oposto.
E nesse oposto uma idéia que jamais havia notado :
Se a Europa e os EUA fossem uma ilha ( como foi a ilha de Páscoa ) completamente isolada, sem nenhum contato ou troca com um vizinho, eles já teriam sido extintos. O que existe HOJE no continente europeu não basta para garantir a sobrevivência autônoma da própria Europa. Sem o comércio com o resto do mundo eles estariam extintos. Não há desenvolvimento econômico ( no atual modelo ) sem a destruição completa do equilíbrio natural. È impossível. Pois o desenvolvimento é baseado em exploração frenética e constante de energia e matéria, e toda matéria é finita e toda energia produzida transforma alguma coisa em outra coisa.
Interessante o palestrante usar a imagem do automóvel. Uma máquina que desde 1910 é básicamente igual : um trambolho de 3 toneladas, com uma capacidade energética imensa, usado para transportar um corpo de 65 quilos. É a imagem da absoluta falta de lógica. Nada na natureza é assim : nela a energia x é usada numa função x. Conosco, uma energia x é usada para realizar menos y.
Quando se fala em modelo de desenvolvimento não pense em crítica ao capitalismo. Russos e chineses poluíram e poluem mais que europeus.
Assitindo os dois programas eu observo como o otimista falando se aproxima perigosamente da religião. Ele consola e fala de um paraíso futuro baseado não em fatos, mas apenas na fé. Chega a prometer a vida eterna e a transformação do homem num tipo de deus, capaz de criar vida. Volto a dizer que essa besta consumada não percebe o óbvio : que se destrói com facilidade para depois se tentar recriar com imensa dificuldade.
A ilusão de que podemos não só viver sem a natureza, como até mesmo recriá-la e melhorá-la é não só burra, é criminosa. Somos o que afinal ? Viemos de onde ? Não estamos sujeitos as leis naturais ? Comemos, bebemos, desejamos, tememos, apodrecemos, criamos...
Mas sempre existe aquele homem que não aceita suas imperfeições, que acha sexo um nojo, que ignora tudo o que é resto, tudo o que escapa de sua idéia de vida auto-construída. Que crê na mente pura ( como se existisse tal coisa ) na perfeição da idéia. Não vejo nenhuma diferença entre esse escroto e o stalinista ou o nazista. É a mesma crença em organização, planejamento e eficiência. Meu espírito rebelde indignado chucro indomável se exalta e se rebela contra suas crenças cegas e seu sorriso falso.
Ligados aos nossos chips e nossa vida virtual continuaremos a defecar. Quem vai limpar a sujeira ? E onde ela irá aportar ?