STANLEY CLARKE
Entre amigos ou nesse grupos de internet sempre surge a pergunta: qual o melhor? Quando se fala em contrabaixo a coisa é sempre igual: Jack Bruce, Chris Squire, John Entwistle, JP Jones, Flea, Geddy Lee, Les Claypool, John Wetton, Tony Levin...não sai muito disso. Mas...se esquecem sempre dos baixistas que não são do rock, gente como Larry Graham, Bootsy Collins, Bernard Edwards, o povo do funk e do jazz elétrico. ---------------- O contrabaixo é um instrumento maravilhoso. Discreto e limitado, ele pode salvar um riff medíocre lhe dando groove. E essa é a grande diferença do baixista rock e do baixista funky. Mesmo solando, o baixo black mantém sempre o groove, o ritmo, a pegada dançante. Ele não se dispersa. ======== Jaco Pastorius é considerado o maior baixista do jazz elétrico e portanto do terço final do século XX. Mas eu acho que Stanley Clarke é melhor. No baixo elétrico, no acústico, no cello, Clarke faz coisas que eram impossíveis no instrumento. Ele faz melodia principal no baixo, multiplica acordes, é rápido e nunca gratuito. E tem ritmo. O instrumento chega ao limite sem nunca perder o tempo certo. Acabo de ouvir um disco ao vivo de 1977 e depois uma coletânea que vai de 1974 até os anos 2000. O cara gravou com todas as feras e não erra nunca. Sabe acompanhar com elegância e sabe solar com arrojo e invenção. Ele é o ponto máximo de sua profissão, de sua arte, de sua vocação. Bravo!