SADAO YAMANAKA, HUMANIDADE E BALÕES DE PAPEL. O MAIS AZARADO DIRETOR DE CINEMA DA HISTÓRIA

Este filme foi lançado em 1937. Está em um dos boxes da Versatil, aqueles sobre Cinema Samurai. Mas este não é um filme de samurais. Penso que a Versátil o colocou neste box por não saber onde o lançar. ------------------- Nada sabia sobre esse diretor ou sobre o filme. Coloco pra rodar. Pelas imagnes percebo logo ser um filme muito antigo. Uma fotografia em preto e branco enevoado, lindo. O que vejo? Um beco, um tipo de favela do Japão antigo. Muita gente lá. Alguém se enforcou numa das casas. O cenário é fascinante. O filme não tem apenas um personagem central, são vários. O samurai falido. O cego. O vendedor com sua carroça. O empregado que irá raptar uma mulher rica. O milionário indiferente. O senhorio. E ainda as pessoas que vivem e se observam naquele lugar. As várias pequenas histórias que se cruzam. E a surpresa que é esse filme! Não se parece com o cinema que se fazia então, cinema que eu amo, o dos anos de 1930, e que por isso conheço bem. Este filme, em tema e estilo, lembra muito mais o cinema dos anos 50 e 60. É realista. É duro. Mas ao mesmo tempo é pleno de beleza e de amor. ----------------- Pesquiso sobre Yamanaka. E fico surpreso. Ele fez mais de 20 filmes em apenas seis anos de carreira! De toda essa produção, hoje existem apenas 3. Os outros se perderam. Este foi seu último filme. Yamanaka morreu aos 28 anos, na China, onde servia o exército japonês de ocupação. Morreu de desinteria. Há críticos que consideram este um dos maiores filmes já feitos. ------------------------ Yamanaka influenciou Kurosawa. E Naruse. É hoje um cult. Um cineasta para poucos. Mas penso, quantas coisas maravilhosas ele poderia ter feito até os anos 80? Pelo ano em que nasceu, ele poderia estar filmando até 1980, 1985... Que azar, que pena, que desastre do destino! ----------------- O filme, hora e meia de duração, nunca tem uma só cena que não seja sublime. Se há um paraíso de cineastas, Yamanaka vive nele, ao lado de Vigo. O modo como ele orquestra os grupos de atores, e saiba que dirigir muita gente em cena é o teste crucial de todo diretor, o modo como ele corta, são cenas curtas, o jeito com que ele prepara o drama sem nunca ser piegas, o uso dos sets e da chuva, tudo tem a marca de um gênio do cinema. ---------------------- Que grande filme!!!!!!!