O WESTERN MODERNO

No fim da década de 50 a TV americana chegava a ter 40 séries de western em exibição ao mesmo tempo. Foi isso e só isso que matou o filme de western no cinema. As pessoas não queriam pagar para ver numa tela grande aquilo que recebiam às dúzias na sala de casa. Quando em 1964 os italianos começam a fazer westerns eles atendem um desejo do público europeu, pois na Europa não havia tanta série de TV e o povo sentia falta dos cowboys. Acontece então o que aconteceu na mesma época com o rock, uma criação americana se renova após ser adotada pelos europeus. No caso do rock, isso foi 100% benéfico, no caso do western, penso que não. O cinema de Hollywood começou a usar tiques do estilo italiano para tentar renovar o gênero, e assim mataram a coisa de vez. Desde 1965, filme de faroeste é sempre saudosismo. ---------------------- Vejo aqui um pack com 6 filmes de faroeste moderno. Todos feitos no auge da crise do estilo, entre 1970-1974. Violência é o que os diferencia do filme de cowboy feito antes, mas além da violência há a vontade de ser original, os ângulos de câmera esquisitos e a trilha sonora intrusiva. --------------- Vejo os dois primeiros filmes de Monte Hellman, escritos por Jack Nicholson, filmes que hoje os críticos defendem, mas que têm como característica seu tédio sem fim. São westerns que tentam mostrar o que os filmes de Hawks ou Mann não mostrava, revelando assim que era o tédio aquilo que não se mostrava. A VINGANÇA DE ULZANA é de Robert Aldrich e fala de Ulzana, líder apache sendo caçado por Burt Lancaster. O filme exibe a crueldade do apache, uma cultura que exigia a tortura de seus inimigos. Quanto mais sofrimento voce infrigisse a seu rival, mais poder dado pelos deuses voce obtinha. Dizem que Huston era o mais macho dos diretores, mas Aldrich era mais. Diretor com obra variada, seu cinema é sempre forte. É o melhor filme do pacote. OS 3 DISCÍPULPOS DA NOITE é o nome péssimo de THE SPIKES GANG. Richard Fleischer dirigiu a saga de 3 garotos que fogem de casa para seguirem o estilo de vida do ladrão Lee Marvin. Nostálgico, tem momentos melosos demais, mas acaba sendo uma boa diversão. Com final amargo. HANNIE CAULDER é o primeiro western feminista. Tem Raquel Welch e Burt Kennedy dirigiu. É bem ruim. E por fim ASSIM NASCE UM HOMEM, produção que passava muito na TV dos anos 80 e que fala de um garoto que deseja ser vaqueiro. Observe que na tentativa de se renovar, o gênero usa jovens como tema central, mulheres sexy como as heroínas e muito sangue em tiroteios pseudo realistas. Dentre os 6, apenas o filme de Aldrich, em que pese a violência é o mais tradicional, é um grande filme. Os demais variam do ruim ao razoável. ---------------- Nos anos 80 apenas Clint e mais meia dúzia de filmes nostálgicos manteriam o gênero vivo. Uma pena, pois western é o mais cinematográfico dos estilos. Numa tela grande nada se compara ao espetáculo de cavalos correndo, imensos desertos, vento de noite e cidades fantasmas.