LIQUID SKY ou UMA COMPARAÇÃO ENTRE OS ANOS 80 E 2022.

Um dos piores filmes já feitos, Liquid Sky é um documento daquilo que os anos 80 tinham de mais caracterísitico. É pretensioso, é tolo, é triste, é colorido e hiper junkie. O roteiro não faz sentido algum. Um povo da moda, viciados, vivem querendo drogas pesadas. Há também um casal lésbico, um disco voador, um alemão maluco, uma modelo trans e um clube à Madame Satã. Tudo isso interpretado pelos pseudo atores de forma robótica. A trilha sonora é péssima, um techno medíocre, mas os diálogos são ainda piores. Não há filme melhor para conhecer a década que eu vivi como pesadelo. O que acho mais interessante então é comparar o filme aos anos 2020, tempo ainda mais grotesco que aquele. ---------------- SEXO INDEFINIDO No filme muita gente tem sexo indefinido e numa das falas uma personagem diz que classificar pessoas em hetero, homo, bi não faz sentido. Uma diferença radical: em 80 a indefinição sexual era individualista, cada um era o que era, agora é uma imposição social, as pessoas querem um rótulo, todos devem afirmar publicamente sua condição. Um gay em 80 exibia sua originalidade, em 2022 afirma sua condição de gente que possui uma marca, um código, uma condição. É assim também na moda. Vemos no filme cabelos coloridos com cortes absurdos, roupas exageradas, como fossem penas de pavão. Hoje temos os mesmos cabelos e a mesma moda desequilibrada, mas com uma diferença central: em 80 o grotesco tentava capturar a beleza em seu aspecto mais radical, em 2022 cultua-se o feio como fosse belo. Em 80 o objetivo era chocar encontrando uma beleza original e única, em 2022 o objetivo é afirmar que todo feio é válido e que o belo não existe. Na superfície são mundos parecidos, no modo de agir são opostos. Um jovem em 80 se vê como a coisa mais fina, linda e chique do mundo e percebe seu tempo como um futuro limpo e brilhante. Nietzsche manda aqui: cada um é seu heroi. Em 2022 o jovem nega herois. Ele quer ser mais um dentro de um grupo de diferentes que na verdade são idênticos. O filósofo aqui é Thomas More. Eles querem crer numa utopia futura. O indivíduo deve se submeter ao meio e o meio é criação do grupo. -------------- Eu não vi Liquid Sky em sua época. Eu estava ocupado vivendo essa realidade. O filme é trágico porque fala de aids de um modo indireto. Há nele o espírito do fracasso. Jovens em 80 eram trágicos. Hoje são paranoicos. Nossa forma, em 80, de negar os caretas era rir deles e viver em nossas bolhas individualistas. O modo de negar os caretas hoje é persegui-los obsessivamente. Sim, 2022 é bem mais árido que 1980. A aids foi uma tragédia, a covid um medo irracional. A droga em 80 era ferramenta de hedonismo, em 2022 é hábito sem sentido. Já se esqueceu para o que a droga serve Em 80 eu pintava meus olhos e minha menina tingia o cabelo para sermos arrojadamente belos. Em 2022 se faz o mesmo porque seus companheiros o fazem. Imita-se. Tudo em 1980 ERA UMA TENTATIVA DE SE AFIRMAR COMO SER ÚNICO. EM 2022 TUDO É SEGUIR UM SLOGAN. Por isso, mesmo entre a esquerda, 1980 é um tempo de liberdade absoluta, enquanto 2022 é tempo de obedecer ou ser calado. Em 80 todos eram Oscar Wilde, mesmo sem o saber, em 2022 todos são Big Brother, de Orwell, mesmo sem querer ser. Afirmo sem dúvida alguma que este é o pior dos tempos nos últimos dois séculos. Porque pela primeira vez desde 1800, o bem supremo não é a Liberdade, mas sim fazer parte do grupo. Ser comparsa em um tipo de BEM criado e imposto pelo grupo. E mesmo eu, tendo consciência disso, faço parte de um desses grupos, pois sou obrigado a defender, dia a dia, sem trégua, o direito de ser diferente. E não há como me defender sem o apoio de algum grupo. Irônico não? Para tentar ser diferente, inclusive de TODOS os meus amigos e ex amigos, faço companhia a pessoas que fazem parte de um mesmo mundo. A MINHA diferença é que tenho plena consciência de ter ESCOLHIDO fazer parte, de ter como OBJETIVO jamais impor meu modo de pensar e NUNCA deixar de conversar e até mesmo amar ALGUÉM QUE SEJA DIFERENTE DO QUE EU SOU.-------------- Se este filme me despertou pensamentos, bem....então ele não é de todo ruim.