TOME CUIDADO COM DONALD FAGEN

Cuidado com Donald Fagen. Como todo traficante ele é discreto. Não chama a atenção, não quer ser notado, mas está sempre presente. Ele não te procura, você vai até ele. Um amigo o indica. Então voce prova seu produto e de começo acha a coisa fraca. Hummmm....tou sentindo nada...Mas, súbito, a coisa te pega. E então, bingo, voce tá viciado. Nervos sensíveis, voce percebe coisas onde parecia nada haver. Sons, mas também imagens. ------------- Donald Fagen é de Boston e isso significa muita coisa. Sua ex banda, Steely Dan, foi o grupo mais elogiado por críticos severos durante toda a década de 70. O primeiro disco é de 1972. De cara já foi um sucesso. Ainda parecia rock, ainda era uma banda normal. Mas já era genial. Uma mistura de ritmos latinos, funk, soul, jazz e pop que não se parecia com nada feito na época. Até seu terceiro disco, Pretzel Logic, 1974, ainda se percebia a raiz rock no som deles. Mas logo veio a guinada. Aumento na dose de jazz e a transformação da banda em duo. Steely Dan passou a ser Donald Fagen e Walter Becker, e uma multidão de músicos convidados. Os melhores. Quando eles imaginavam um solo de guitarra, mesmo que esse solo tivesse apenas um minuto, eles chamavam o melhor cara para aquela sonoridade. Por isso eram meses e meses de gravações. Meses e meses de mixagem. Discos caros para produzir. Os mais caros. Mas dava certo. Valia pena. Sempre valeu. O produto final era chique. Suave. Cheio de detalhes sonoros. Rico. O som mais rico do rock pop. Até hoje. ----------------- Montes de músicos passaram a seguir a trilha do Steely Dan. Quem queria parecer chique dava um banho de Steely Dan Style no som. Sade Adu, os solos de Bryan Ferry, Bowie nos anos 80, Phil Collins, Billy Joel, George Michael, Robbie Willians, Norah Jones, K.D. Lang, Tina Turner, Eric Clapton, todo mundo tentava a sonoridade chique dos Steely. Mas todos, sem exceção, evitavam a parte mais difícil: as mudanças mágicas de harmonia. ------------ A raiz jazz do grupo era sua complexidade harmônica. Suas canções mudavam de ritmo, clima, compasso, harmonia, melodia, sem parar. Cada composição poderia ser dividida em 3 ou 4 novas canções. O povo que os imitava, lembro agora de Joe Jackson, seguia apenas 10% da receita. Criavam uma batida à la Steely Dan, produziam uma sonoridade chique como a deles, mas não ousavam dificultar a audição. Deixavam de fora a alma do som do Steely Dan. A criação constante. ------------- Aja, de 1977, foi o apogeu do estilo. O disco seguinte, Gaucho, já é bem mais simples. E então, em 1980, o grupo acabou. Desde então Donald Fagen lançou 3 discos solo. Apenas três discos solo. Nível alto, os três merecem nota dez. Aliás, a banda leva dez em todos os seus discos. Dos raros casos de grupo musical que jamais deixou a coisa cair. A filosofia deles sempre foi essa: se é pra lançar algo mais ou menos que não se lance nada. --------------- As letras são ironia pura. Mas não engraçadinhas. São sérias. Mas voce nunca sabe se eles falam a verdade ou se mentem sem parar. -------------- Para quem ama ouvir e escutar, não há banda melhor. Suas canções exigem atenção em cada instrumento. E eles nunca são menos que oito ou nove. Aqui não há nada feito para voz e piano ou baixo, guitarra e bateria. São sempre quatro ou cinco guitarras, dois ou três teclados, montes de percussão e os metais. Van Morrison também seguiu a trilha deles. Ninguém chegou nem perto da sua magia. -------------- Ah sim....a voz! Fagen canta mal. Muito mal. Mas há um segredo aqui. Sua voz não irrita e nem atrapalha. E por não ser um grande cantor, o vocal se integra ao instrumental. Não é voz acompanhada. É voz como parte da coisa. Inteligência pura: ele usou sua fraqueza como força. Não consigo pensar em ninguém cantando suas canções sem parecer fake. --------------- Kamakiriad é o disco solo de Donald Fagen de 1994. Foram 12 anos sem lançar nada. Desde Nightfly de 1982. O que temos aqui? Aparentemente o mesmo som do Steely Dan. Composições complexas, ritmos quebrados, riqueza instrumental. Mas há uma diferença: menos jazz e mais funk. O disco é dançavel como nenhum outro dele. O centro é a bateria e não mais o teclado. Uma delícia suave e sacolejante. Chique ao extremo. Vendeu bem na época. Fagen sempre vende bem. Como disse, os viciados em som querem sempre mais. E espertamente, ele dá pouco. Não dá pra escolher a melhor faiza. Todas são ótimas e todas são únicas. Relaxa e aproveita.