TROIS NOCTURNES - CLAUDE DEBUSSY. MÚSICA COMO UM LUGAR ONDE SE VIVE.

A janela tem caixilhos de chumbo, vidro em losangos e ela está sempre fechada. Um tecido de linho creme fecha a possibilidade de entrada do sol. Depois há uma renda branca e ainda uma pesada cortina de veludo damasco. Um laço de veludo azul escuro segura as cortinas. Uma luminária de bronze que representa Diana caçando um servo. Um castiçal de prata. No teto cristal e lâmpadas. O papel de parede é dourado escuro. flor de lis. Quadros: Psiquê nua em um lago ao alvorecer. Ruínas de um castelo escocês. Uma fonte em Livorno. O rosto do bisavô, barba e espada. Floral quase abstrato. Ainda mais 3 pequenos quadros, cada um com um tipo de cão. Piano ao canto, coberto com tecidos da Índia. Banqueta de couro de cabra. Três sofás. Um preto. Um verde água. Outro marrom. Todos cobertos com almofadas de seda. Motivos florais. Lareira de mármore e aparas de bronze queimado. Cinco vasos de cristal azul sobre o aparador. Mesinha ao canto, com aparelho de chá chinês, branco e azul. Outra mesinha ao centro, com edições encadernadas em preto: Proust, Valery e Poe. Um Mallarmé jogado no chão, sobre um tapete oriental. Caixa de charutos sobre mesinha ao lado de uma poltrona de couro cinza chumbo. A porta é preta com frisos de prata laqueada. O ar não se renova. Não há som vindo do exterior. A sala é um mundo em si. É o tempo em que o dentro jamais se misturava com o fora. O lá era longe do aqui. A arte criava ambientes artificiais. O objetivo não era, jamais, recriar a vida, mas sim criar uma outra vida. No centro da sala um tabuleiro de gamão feito de marfim negro e branco. Seria marfim? --------------- Esse é o mundo de Debussy. E se voce se concentrar, até mesmo o cheiro da sala voce irá perceber. A música tem o poder de nos fazer ir para dentro, e em Debussy isso é levado ao máximo. Olhos fechados, ambiente construído. Eis tudo.