A MAIOR EXPERIÊNCIA MUSICAL DA MINHA VIDA

Os móveis da sala eram novos. Todos eles. Então havia cheiro de pano e aço novo. Vidro. A noite era quente e era sábado. Nove da noite, 1981. Numa loja do Shopping Iguatemi, Museu do Disco, eu navegara entre capas de discos muito raros e muito caros. Importados dos EUA e da GB. The Who. Grateful Dead. Hendrix. Nada disso existia por aqui em vinyl. Mas o que mais me impressionava eram os discos de art rock: John Cale. Eno. Fripp. Então vi um disco de uma banda que eu ouvia falar desde meus 13 anos de idade, o tal Velvet Undergorund. Comprei White Light White Heat sem jamais ter escutado nem um segundo do som deles. Paguei caro, em dinheiro de hoje cerca de 300 reais. Na sala de casa botei na vitrola nova, com caixas de som imensas. O selo do LP era azul e creme, da MGM. Sabe voce o que é botar a agulha sobre um sulco que contém som que voce nunca ouviu e não faz a mínima ideia de como é? Suspense. Respiração presa. Seria essa banda barulhenta? Um tipo de Led Zeppelin? Punk rock? Como seria? White Light...que porra é essa? Um pianinho e um monte de som abafado ao fundo. Que péssima mixagem!!!! Oooooooh...white light....oooooooooh white heat.....Então era isso? Divertido! Então The Gift. Um cara falando enquanto toca uma rebolativa guitarra ácida. Sexy. Ousado. Louco. ---------------- O famoso lado B mudou minha vida. Ruído. Barulho. Avalanche sonora. Kaos. Pesadelo. Escuridão. O Paulo que saiu do outro lado deste disco não era mais o mesmo. Ouvir esse disco foi meu buraco de coelho. Audições diárias pelos meses seguintes. No escuro. Me perdendo. O som me soterrando. Toneladas de ruído. Minha heroína em forma de vinyl. ------------------------------------------------------------------Eu fui maluco por rock a vida inteira. Falo pra todos que quiserem ouvir: ninguém gostou mais de rock que eu. Voce pode ter gostado igual, mais que eu, não. Lembro da primeira vez em que ouvi cada um dos discos que me marcaram. Lembro da hora do dia, como estava o clima, onde escutei, o que senti, que idade eu tinha. Nenhum disco me marcou mais que o segundo disco do Velvet Underground. White Light White Heat. ----------- Mais que apenas som, o Velvet era a porta para um universo. --- Todd Haynes está lançando um doc sobre esta banda.