SER HOMEM. SOBRE UMA FALA DE CAMILLE PAGLIA

Houve um tempo, anos 80-90, em que Paglia era a líder das feministas. Mas, por ser mais complexa do que o desejado, ela é hoje incompreendida pelas atuais moçoilas iradas. Este é um tempo que não admite a dúvida. Só se aceita gente que afirma coisas de modo radical e sem nenhuma sofiticação. ------------------------------------- Pois bem. Leio uma fala, linda, de Paglia. Ela diz que os homens tiveram de matar parte de seus sentimentos. E que esse foi um processo doloroso. Fizeram isso para poder defender suas mulheres e filhos. Pagaram o preço da amputação emocional. Paglia termina dizendo que "feministas são incapazes de reconhecer isso". O que ela diz é para mim de uma obviedade cristalina. Mas para a geração que grunhe e nunca raciocina, é apenas uma ofensa. -------------------------------- Em vez de comentar Paglia, descreverei uma cena que se repetiu milhares de vezes na minha casa: São 3 horas da manhã. Faz 8 graus nesse inverno paulistano de 1980. Garoa e ventania. Meu pai, sob 40 graus de febre, espirra e tosse. Se veste e se lava. As 4 horas ele tem de abrir a padaria. Sai para a rua, liga o carro que insiste em não dar a partida. Ouço o motor se afastar. No meu peito eu sinto pena e alívio. Pena dele e alívio por ele existir. Meu pai voltará só as 6 da tarde. Suando e de mal humor. Ele partiu, de madrugada, enquanto eu, minha mãe e meu irmão ficamos na cama quente, viramos de lado e voltamos a dormir. ------------------------------------------- Centenas de milhares de anos atrás, debaixo de neve, no escuro, homens saíam da caverna para caçar. E mais recentemente, eles tinham de defender filhas do estupro. Para poder viver nesse mundo, feito de medo, sangue, facas, violência sem fim, suas emoções tiveram de ser contidas, apagadas, foi a tal da mutilação de que fala Paglia. Creia, o preço foi alto. Perdemos muito da capacidade de ouvir, compartilhar, ser delicado. Não havia escolha. Era a mutilação ou a morte. ---------------------------------- Hoje não precisamos mais nos mutilar. Podemos viver em casa, cultivando flores e ouvindo música folk. Estamos reaprendendo a ser inteiros. Ah....claro....isso se voce for de classe média e viver em um país civilizado. Vai contar isso para um homem que vive no meio do crime, da guerra ou da fome total. --------------------- Eu desenvolvi algumas das emoções amputadas porque tive um pai que FEZ O TRABALHO SUJO. Se ouço ópera e leio poesia, é porque antes de mim um homem duro, agressivo e sem frescuras entrou na luta. Foi trabalhar no frio e na febre, ignorando o próprio coração que ansiava por cama, calor e até mesmo carinho. Sentir gratidão por esses herois é uma obrigação. Atacar esse tipo de homem é imperdoável.