GLENN GOULD....AS VARIAÇÕES GOLDBERG

Foi em 1955 que a CBS lançou um LP de um jovem pianista canadense chamado Glenn Gould. Sucesso histórico de vendas, Gould propunha uma nova abordagem sobre a música de Bach. Para ele, o velho mestre alemão fazia música pura, quase matemática, abstrata. Bach escrevia música lógica, não intuitiva, cada nota seguindo uma corrente logicamente alinhada. Música que não existia para expressar, mas sim e acima de tudo para ser música. Um som, vários sons, uma execução. Para demonstrar isso, Gould possuía o requisito básico: uma monstruosa habilidade. Sua execução chocou por ser o contrário daquilo que gente como Horowitz ou Rubinstein faziam em seus pianos, Gould não procurava a emoção, ele queria a precisão total. Sua leitura de Bach era seca e sua velocidade bem mais acelerada. Nada de notas tocadas lentamente, como a exigir sentimento, Gould toca o que lê na partitura. Bach pareceu então chocantemente moderno. Não parecia haver em Gould a religiosidade e a antiguidade barroca que era o modo como todos viam Bach. A sensação era de que o canadense trazia Bach para 1955. Hoje sabemos que Bach era provavelmente aquilo que Gould propunha. O que em 55 parecia heresia modernista de um jovem pianista, hoje é aceito como modo correto de entender a música não romântica, a música de Bach. Se voce escutar o LP, perceberá que nada ali te emocionará por seu "sentimento de alma", mas sim pela absurda genialidade rigorosa de Glenn Gould. Repare na mão esquerda dele e fique estarrecido. Sua velocidade é espantosa. Gould não foi e não é o melhor pianista da história. Mas ele é, e será sempre, o mais original. -------------------- Bach escreveu as Variações Goldberg para serem ouvidas por um nobre insone. O tal Goldberg não conseguia dormir, e Bach compôs por encomenda estas peças, música para acompanhar uma noite em claro. Prosaico? Muito. Veja bem, é um mundo que não reconhece o coração como centro do universo. A música é música. Não é confissão ou projeto social. Em nossos dias Brian Eno tenta fazer retornar esse modo de ver a música em toda sua obra: música que nada expresse,que seja apenas aquilo que ela é: som. -------------- Claro que Gould era esquisito. Tocava numa postura completamente errada. Tinha várias manias. E odiava tocar ao vivo. Após 1962, se dedicou apenas a gravar. Para ele, apenas o estúdio lhe dava a perfeição sonora total. Morreu me 1982, aos 50 anos, do coração. Sua morte foi bastante noticiada então. Gould foi uma estrela que fugia do mundo em sociedade. Era um pianista. Apenas isso e mais nada. E por ser 100% isso, atingiu o cume da montanha. Um ser único.