LISZTOMANIA- UM FILME DE KEN RUSSELL

Pra quem não sabe, Franz Liszt foi o primeiro rock star. Claro que ele não tocava rock, mas ele era uma estrela em toda Europa. Fazia excursões onde mulheres se jogavam aos seus pés. Tornou-se envolto em lendas: diziam que ele tinha pacto com o demônio, que ele fazia orgias, que ele se drogava. Ao fim da vida ele largou tudo e se tornou católico radical. Foi amigo do jovem Richard Wagner. Eu adoro sua música. Antes de Mozart, quando eu tinha 18 anos, foi Liszt meu compositor clássico favorito. Seu concerto para piano número dois é uma obra eterna. Mas, como todo rock star, Liszt também se dividia entre o desejo de agradar seu público e suas aspirações à eternidade. Ken Russell é um diretor carnavalesco. Gosto muito de dois de seus filmes: Mulheres Apaixonadas é belíssimo, e o filme sobre Tchaikovski me toca muito. Por outro lado ele fez coisas insuportáveis, muitas. Ken Russell nunca teme a vulgaridade. Se ele tem de mostrar uma orgia ele coloca duzentas mulheres nuas e um pênis gigante de plástico. Essa cena está neste filme. Lisztomania foi um grande fracasso de crítica e de público. Foi censurado aqui no Brasil, em 1977. Feito em seguida à Tommy, tem Roger Daltrey fazendo Liszt. Que diabos, Roger está muito bem! Eu já ouvira falar que Daltrey era bom ator, mas em meio a este desfile de escola de samba, Roger Daltrey brilha fazendo Franz Liszt com seriedade. Suas expressões faciais são perfeitas. Mas há o roteiro! No início a gente não sabe se Liszt vive em 1850 ou em 1977. Ken Russell mistura as duas épocas. Então a gente pega logo o sentido: é um comentário sobre os anos 70 usando Liszt como motivo. OK Ken, ok. Vamos embarcar na sua viagem...Liszt ao piano como um Elton John dividido, fãs de 14 anos como teens amando Marc Bolan, Richard Wagner como um louco nazista revolucionário invejoso, cenas de orgias de camarim de Led Zeppelin. E o tal pênis de 5 metros. Eu gostei. Me diverti. Russell pode irritar por sua falta de freio. Ele ama o mal gosto, o kitsch, o brega. Mas é divertido quando dá certo.