ÀS VEZES A GENTE LEMBRA DE ONDE VEM A INGLATERRA
Lá por 1620 os mares atlânticos estavam cheios de navios espanhóis. O reino espanhol, aplicados católicos, se esforçavam para catequizar e tirar toda riqueza possível de metade do globo terrestre. Os ingleses, na época de Elizabeth, faziam diferente: mandavam uns barquinhos com uma caveira, e roubavam todo o ouro que os espanholitos levavam. Ou seja, a Inglaterra, esperta, não colonizava, não catequizava, não abria estradas no mato, não matava índios e nem abria minas, apenas pegava o que já estava pronto. Elizabeth disfarçava: Ora Filipe, são piratas!!!! Eu tento captura-los, mas meu reino é pobre......Filipe sabia que Elizabeth era amiga de Drake e de Raleigh. Deu guerra enfim, e a Inglaterra venceu. Os cofres cheios de ouro.
Falo tudo isso pra falar de Wilko Johnson. E de sua banda, DR Feelgood. É uma dessas coisas milagrosas que nos fazem lembrar que na alma de todo inglês vive um pirata. Não um pirata glamuroso como Adam Ant ou tantos sex symbols do rock; não um pirata pra crianças como o velho Keith, mas sim um sujo bucaneiro cheio de rum e gim, fedido, rouco, suado e frequentador de lugares sórdidos. Um Wilko Johnson.
Ninguém toca como ele. Não é que ele seja o melhor. É que ele é original. Ele raspa as cordas com a mão, pra cima e pra baixo. Não dedilha, não faz acordes, ele raspa. E no palco..........no palco ele corre, anda, salta, a guitarra vira uma espada, um bacamarte, o som vira pólvora. Postei dois vídeos: DR FEELGOOD em toda sua glória podre, 1976, olhe o solo dele na segunda música que eles tocam ao vivo. É pra se apaixonar por esse bosta da porra. E tem outro vídeo, ele já velho, tocando com Roger Daltrey, outro pirata, mas Roger seria o capelão do barco, o cara que faz o sinal da cruz e joga os corpos ao mar.
Muita gente diz que é um mistério o porque do DR FEELGOOD não ter estourado nas paradas em 75-76. Ora, óbvio. Eles são da geração que ficou perdida entre o fim do rock tradicional e o punk rock. Muito novos para terem sido uma banda dos anos 60, muito velhos para fazerem parte do punk. Sex Pistols e seus asseclas ( mais piratas ), beberam a fonte de Wilko Johnson. É fácil imaginar Rotten cantando com Wilko ou Steve Jones fazendo parte do FEELGOOD, mas, azar, na onda punk, de repente, os FEELGOOD ficaram de lado, sem lugar. Pena.
Vê os videos aí.