A DOCE SATISFAÇÃO DAQUELES FILMES INTELIGENTES
Leio um longo texto sobre TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO. É um filme de 1960, do Billy Wilder, e é chamado de o melhor filme de Hitchcock que não foi feito por Hitchcock. Lembro bem dele, assisti duas vezes nos últimos dez anos. Tem um roteiro que faz gato e sapato da gente. É suspense, mas é acima de tudo inteligência. É um filme feito para quem tem 40 anos e leu algumas dúzias de bons livros. Há um prazer sublime em ver esse tipo de filme perfeito. Isso acontece, não tenho dúvida, por sentirmos estar diante de algo que fala nossa língua. Não é necessário nenhum tipo de adaptação interna, voce coloca-o para rodar e relaxa. A complexidade da trama e a excelência do todo fluem diretos pra dentro do seu cérebro. Voce o assiste sem se rebaixar e sem precisar se esforçar para entender o que aquele pretenso gênio quereria falar. Filmes assim são como doces conversas entre amigos que se conhecem a 20 anos.
Esse tipo de cinema se perdeu porque os filmes hoje, os mais sérios, são obrigados a ter uma função social. Uma mensagem. Algo que teoricamente ensine algo. Como dizia Oscar Wilde, não existe pior arte que aquela que se pensa util. No lugar da conversa doce entre amigos o que temos agora são discursos propostos a estranhos. Filmes sobre isso, filmes sobre aquilo. Nunca simplesmente um filme feito de modo inteligente, que conte uma história de modo coerente, adulto e envolvente.
Séries de TV têm menos vergonha em serem "apenas" brilhantes. Mas, é óbvio, elas começam a se tornar aulas sobre algum tema. Penso que Seinfeld hoje não seria sequer produzido. Qual o tema? A solidão de solteiros em NY? A segregação aos judeus? Uma ninfomaníaca? Kramer e Seinfeld têm um caso? Como assim??? É UMA SÉRIE SOBRE NADA???? NO WAY
Um cara dos anos 80 ficaria sem palavras se soubesse que neste exato momento vejo um programa na TV onde um bando de canadenses cozinha bifes. Cozinha era um apêndice em programas da manhã. Demolir casas ou construir motores era apenas trabalho. Mas o século realizou o sonho do capital: transformar trabalho em lazer. Atração de TV. Diversão. É um tempo estranho baby
Nada é mais idiota que assistir um programa onde gente comum decora uma sala. Ou faz uma piscina. Pior: eu assisto. Tem até um onde uma médica estoura espinhas.
Tenho certeza que um dia pagaremos para ver cachorros dormirem...espera...esse canal já existe.