HOMENS E HOMENS NEGROS

Cresci cercado por japas. E negros, brancos, árabes. Meu melhor amigo aos 12 anos era o Juscelino. E eu não percebia que ele era diferente de mim. Hoje tenho conciência de que ele era negro. O que eu sabia, em 1974, é que ele era pobre. Essa a diferença. Pobre no Brasil sempre se ferrou. Se ferra. Seja branco, japa ou negro. Somos 65% de negros. E praticamente 100% mestiços. Nossa divisão social se dá pela conta bancária. Pelo emprego. Pelo local onde voce mora. Nos EUA negros são apenas 15%. Mestiços só os latinos. Ainda há pouquíssimo casamento inter racial. Lá a minoria é minoria. Importar dos EUA a mesma atitude é burrice. Mas, muito pior, é um tiro no pé. Explico. Quando um homem morre quem morre é um homem como eu. Mas se dizem, dia e noite, que um homem negro morreu, acabo por achar que ele não é como eu. Eis a importação do racismo. De tanto ouvir que existem homens brancos e homens negros e que eles não são iguais, absurdo dito pelos negros, lentamente acaba se criando a ideia de que a luta é deles, e não minha. Eu nada tenho a ver com isso. Afinal, sou um branco, estou fora, não entendo o que é ser negro. A criação de monstruosidades, coisas como literatura negra, psicologia do negro, os coloca fora do meu universo. Os aparta de mim. Minha pergunta é: A longo prazo, isso é bom para eles? A literatura negra não incluir todos os autores brancos e a psicologia negra negar Freud e Jung, isso é bom? Estão forçando um confronto inatural. Como disse e repito, a grande tragédia nacional é a pobreza abjeta e não a cor da pele. A maioria dos favelados são negros porque a maioria dos brasileiros é negra e a maioria dos brasileiros é muito, muito pobre. Não há mobilidade social, e negros netos de pais pobres tendem a ser pobres. O foco não seria incluir negros nas faculdades, mas dar empregos bem pagos à todos aqueles que não os possuem. Aumentar o espectro da classe média. Concluindo, assassinatos são crimes. Seja contra gay, hetero, mulheres, loiros ou negros. Todos devem ter a mesma pena. Pois todos provocam a mesma dor. Dar aos negros a diferença de tratamento me exclui. Eu me conheço, sei que jamais verei o mundo em preto e branco. Mas temo pela criação de uma barreira racial que no Brasil nunca houve de forma tão radical. Nós é sempre melhor que eu e voces. E o Brasil, em termos raciais, estava bem avançado. O que faltava era o lado econômico. Andamos para trás a largos passos.