BUDWEISER
Vejo num dos canais Disney, novo anúncio da Budweiser. Basicamente ele mostra seres humanos isolados em casulos
escuros. Não, não vou falar da neurose viral. ( Não nego o vírus, não sou assim tão idiota. A neurose mora na
ausência absoluta de questionamento. Na entrega passiva às ordens, muitas das quais obviamente absurdas ).
O que falo aqui é do CULTO AO FEIO. Culto que se torna cada vez mais dominante em nossa sociedade.
O dito anúncio mostra cerca de seis apartamentos onde jovens bebem sua Bud. O fato de nenhum deles ter qualquer
sinal de beleza não me causou espanto, isso já se tornou lei absoluta. O que me causa asco é a CAVERNA ESCURA onde
eles moram. Todos os apartamentos são iguais. Buracos escuros, cheios de coisas sujas, atulhados, sem sol, sem
o menor sinal de alegria. A mensagem subliminar é óbvia: conforme-se com sua diversão on line. Conforme-se com
sua falta de luz e de ar puro. Conforme-se com sua caverna suja.
Não são jovens, são uma espécie de mamíferos letárgicos.
Haverá no mundo algum sociólogo ou psicólogo estudando isso? A destruição do componente erótico da vida?
Há pornografia, forma sexualizada do culto ao feio e ao ignóbil.
Há arte. Mas cada vez mais comprometida com o derrotismo e a podridão.
Mas não há beleza.
Digo e afirmo que a CORAGEM já é uma característica pouco apreciada. Coragem, sempre nobre, se tornou um dom
confundido com arrogância, irresponsabilidade e burrice. Assim como VIRILIDADE se torna uma espécie de palavrão.
Pois a BELEZA se transforma em característica que não deve ser procurada.
Beleza vista como inútil ou simples forma de oprimir a feiúra. ( Pior ainda é o cínico que pergunta: O que é
belo? É relativo!....Não, meu caro tonto. Voce bem sabe o que é o belo. Não venha mentir. )
Beleza e alegria são erotismo. São eles que fazem a vida ter sabor e assim valer a pena. Mais ainda, eles afirmam
o desejo por ser um INDIVÍDUO. O belo particulariza um prédio, uma pessoa ou uma canção. E a alegria traz consigo
a coragem para SER.
Cavernas nos deixam fora do jogo.