AS CORES VIVAS

   Vejo um documentário sobre as cores em Technicolor. Vem nos extras de AS AVENTURAS DE ROBIN HOOD. Quem já teve a honra de assistir um filme em technicolor sabe do que falo. Mas atenção! Ele tem de ser restaurado. As cores com a qualidade original. Neste documentário temos depoimentos de Vittorio Storaro, Oswald Morris, Jack Cardiff, Scorsese claro, e mais um bando de feras em imagem. Não há até hoje um processo de imagem mais bonito que o technicolor. Deixou de ser usado, nos anos 60, porque era muito, muito caro. Em seu lugar veio o Eastmancolor, da Kodak, e as cores fortes foram assim banidas das telas.
  Ainda tive tempo de provar o technicolor em tela imensa. Foi nos anos 70. Eu era criança e fui no cine Astor, no Conjunto Nacional, ver uma reprise em cópia nova de Pinocchio. Eu devia ter uns 8 anos de idade e perdi a respiração. Lembro como se fosse hoje. ( Vittorio Storaro, diretor de fotografia dos filmes de Bertolucci, diz que as cores em technicolor mudavam nossa pressão arterial, era uma experiência física ). Em Pinocchio, naquela tarde de sábado, recebi em 90 minutos, toda a minha educação estética. Azuis que nunca mais esqueci. Vermelhos que me deixavam doido. Amarelos excitantes. Era tanta energia, tanta vida, que me senti eufórico. Cores mais vivas que a própria vida. Ou não. Segundo o documentário, são as cores reais, nós é que não as percebemos no dia a dia.
  Eu tenho alguns dvds restaurados. Cores como no dia de sua estreia. Mesmo em tela pequena a experiência da cor é maravilhosa. Robin Hood é um deles. A história é muito conhecida e o filme é infantil ao extremo. Mas as cores...meu Deus do céu! Olhe o verde da roupa de Erroll Flynn! O dourado de Claude Rains! O riacho brilha no sol com todas as cores possíveis. Nunca houve cavalo mais branco que este! E o negro do veludo....é infinito! Nossos olhos ficam em êxtase. Puro deleite. É uma experiência sensual.
  No dvd Martin Scorsese diz que os filmes de Michael Powell feitos entre 1941-1952 são a maior ousadia já feita no cinema dentro de um grande estúdio. Entenda. Há ousadia no cinema de Rosselini ou Tarkovski. Mas eram filmes pequenos e não pop. Powell fez ousadia dentro da grande indústria e fazendo cinema popular. Essa ousadia usa principalmente a imagem e essa imagem é o technicolor.
  Infelizmente minha cópia de Coronel Blimp não é restaurada. As cores estão desbotadas. Mas as cópias dos outros filmes brilham e enfeitiçam. The Red Shoes é a obra prima do technicolor. Mas atenção! É o estilo inglês. As cores são um pouco mais pastel. Menos brilho e mais sombra.
  Não posso deixar de comentar que um dos maiores filmes em cor foi censurado. ..E O VENTO LEVOU saiu da HBO por pressão. É uma obra racista. Me parece que sentiram que o lado escravocrata, lado de Scarlet, não é censurado o bastante no filme. Não vou analisar o filme. Digo apenas que saímos de décadas ( anos 80 e 90 ) onde todos queriam ser crianças, e entramos numa década onde todos são tratados como crianças. Não se aceita mais a ideia de que existam adultos que entendam o que é certo e errado. Nada mais a ser dito.
  PS: Se voce gosta de westerns guarde-os em mídias físicas. Logo serão todos censurados.