CINEMA JAPONÊS, FICÇÃO CIENTÍFICA E UM PEQUENO GRANDE FILME.

   ARTISTA DO DESASTRE de James Franco com James Franco, Dave Franco
James ganhou o Golden Globe de melhor ator de comédia por este pequeno grande filme. Ele é Tommy Wiseau, um maluco que por não conseguir ser ator, resolve fazer seu próprio filme. A atuação de Franco é sublime. Melhor que Gary Oldman, mas que por ser menos "nobre", acabou por perder um merecido Oscar. O Tommy que ele faz mistura o patético com o ingênuo, o sublime com o baixo e reles. O filme flui com leveza e toca em um tema forte: o sonho, a ideia de se construir seu mundo próprio. Tommy é um Bowie sem talento, um cineasta que se lança como estrela antes da obra, mas que fracassa por não atingir aquilo que propôs. Esse homem existe, e seu filme, The Room, é tão ruim que virou cult e fenômeno pop. Veja este belo filme.
  SONATINE de Takeshi Kitano
Começa meio mal este coloridíssimo filme violento que revelou Kitano para o mundo. Depois ele vira um original e muito divertido filme sobre a máfia do Japão. A fotografia é criativa e os personagens são muito bem bolados. É diversão certa.
   FLOR SECA de Masahiro Shinoda com Ryo Ikebe e Mariko Kaga.
Uma obra prima. Um antigo gangster sai da prisão e se envolve com uma viciada em jogo. O filme é absolutamente moderno e de uma beleza estética jazzística e moderna perfeita. A trilha sonora beira o genial e o casal central une beleza com estilo. O filme é uma aula de cinema. Uma mistura bem dosada de Melville com Kurosawa e Clair. Cada cena é uma criação. Estimulante e existencial.
   A MARCA DO ASSASSINO de Seijun Suzuki com Joe Shishido
Bastante erótico, amoral e com cheiro dos anos 60, este é um filme feito de estilo e mais nada. Vazio, ele é apenas uma coleção de cenas bem filmadas e ágeis. Apesar de seu vazio ele funciona. Voce o assiste com prazer e Joe é um ator tão fora do padrão que fica em sua memória.
  ELES VIVEM de John Carpenter
Dizem nos extras que ele é cult, mas acho que não. Ele é inacreditável de tão ruim. Nos extras Carpenter diz ter feito uma crítica à Reagan, mas o que vemos é uma besteira terrível. Mal escrito, com atores ruins, fala de uma invasão de ETs yuppies. Nem como humor serve. Uma das maiores bombas que já vi.
  A AMEAÇA QUE VEIO DO ESPAÇO de Jack Arnold
Com roteiro de Ray Bradbury, eis um pequeno filme de sci fi que honra o gênero. Um meteoro cai no Arizona e apenas um homem percebe se tratar de uma nave espacial. O filme é pacifista e tem boa dose de suspense. Arnold foi uma dos melhores diretores dos anos 50 em filmes B.
  O PLANETA PROIBIDO de Fred Wilcox com Leslie Nielsen e Anne Francis.
Um clássico. A MGM resolve, em 1956, fazer seu primeiro filme de ficção espacial, e o faz com o padrão MGM, ou seja, caro. É então o primeiro filme desse gênero com custo elevado. Deu prejuízo e só dali a dez anos, com Planeta dos Macacos, ela voltaria a tentar. O filme, que usa A Tempestade, de Shakespeare, como guia, é bom, às vezes ainda surpreendente. Os efeitos são bonitos e o robot é cheio de charme. Walter Pigeon rouba o filme como o homem que cria um mundo dentro de um planeta vazio. O filme merece toda a fama que tem hoje.
  OS MALDITOS de Joseph Losey
Feito em 1961, ele mostra em sua primeira parte, a realidade dos teddy boys ingleses de então. E nisso ele antecipa certo clima de Laranja Mecânica. Oliver Reed tem a raiva que o papel pede. Depois vira um assustador filme sobre a ameaça da bomba atômica. Losey, um dos mais pessimistas dos diretores, faz um filme desagradável, niilista, sem alivio. É um filme doente. Esse americano, que precisou fugir do maccartismo e depois fez brilhante carreira n Inglaterra, nunca é desinteressante.
   FUGA DO SÉCULO XXIII de Michael Anderson com Michael York e Jenny Agutter
Lembro bem desse filme. Li sobre seu lançamento no Jornal da Tarde, em 1977. Poucos filmes de então foram tão malhados pelos críticos. Foi chamado de ridículo, estúpido e oco. Lançado no ano de Star Wars, já pareceu ultrapassado ao nascer. Todo filme de ficção lançado naquele ano e nos seguintes sofreu a maldição de não ter os novos efeitos de Lucas e Dykstra. Mas hoje, 40 anos depois, este filme tem sido visto como uma boa diversão. O que em 1977 parecia idiota, hoje é aceito. Mal sinal para nosso tempo. O assisto sem preconceito e acho-o mal feito, infantil, com atuações abaixo da crítica. Mas nunca pior que um filme médio da Marvel ou da DC. Na verdade a história é melhor aqui. Fala de uma sociedade onde não se pode envelhecer e nem falar da morte. Me diverti em que pese Peter Ustinov ter um dos piores desempenhos que já vi. Ele faz um "velho adorável" que justifica o mundo sem velhos.