LES DOGS. França avec le punk rock.

   Mesmo entre as bandas francesas surgidas na onda punk e new wave de 1977-79, DOGS ou LES DOGS, não é uma das mais conhecidas. Mas ela se tornou objeto de cult neste século nascido já cansado. Entre as coisas que meu irmão me deixou de herança, e que vou apreciando aos poucos, o primeiro disco desses franceses é um surpresa nada surpreendente. Adorei.
  Quando o punk surgiu eu já ouvia rock a 5 anos. E o que mais nos deixava surpresos com as bandas punk era o fato de que eles nada pareciam ter de novo. A gente se surpreendia com a simplicidade franciscana do som. Entenda, em 1975-76 a onda era complicar tudo ao máximo. Então, ao ouvir falar de coisa nova a gente logo imaginava uma hiper complicação muito louca. Mas não. O punk era a simplificação radical. A ausência de enfeites. A alma do rock exposta nua.
  Les Dogs são energia pura. Dá pra dizer que não envelheceu um dia. É uma batida simples, um baixo forte e uma guitarra ágil. O som é Stones e Them com anfetamina. Os Stones de 1965, bem dito seja.
  No banquete que me ofereço, entre discos e discos que nunca escutei, onde descubro sabores novos e apimentados, Les Dogs é uma deliciosa delícia.