O CORPO TRISTE

   Um aluno de 16 anos me procura. No rosto dele uma tristeza indizível. Ele fala querer ficar todo o tempo debaixo de um cobertor. Diz que nada mais lhe dá prazer. Se sente o pior dos seres.
   Eu tive 16 anos um dia. E estive dentro de uma crise como essa. Mas eu era outro e fui salvo por meu corpo. O sol me salvou. O hedonismo do corpo. Ficava o dia todo ao ar livre, corria, andava de skate, ia à praia, via as meninas... Contra a deprê eu me fiz um bicho. Mas eu sei que se isso funcionou para mim, pode nada dizer a ele.
  Mas o que mais posso dizer...O garoto quer uma luz e nada de realmente útil tenho para falar. Não posso cair no chavão... E ele me fala da morte.
  Aos 16 eu pensava todo o tempo na morte. Tudo me parecia fútil, pois tudo morre. Lhe falo que na verdade o problema é viver e não morrer. Que aos 16 eu já estava morto de certo modo, e que a vida, eu a negava por medo. Viver é grande, é vasto, e isso dá medo. ( Falo tudo isso sabendo que nada adianta. Falo ao vazio. Palavras só valem quando vividas e ele nunca as viveu ).
  Queria que ele pudesse ver um filme de John Ford e o entender. Mas sei que Ford seria um tedio para ele. Cercado de discos hippies e de professores frios, ele só entende aquilo que em 2016 é palavra de ordem. Discursos da moda anti-moda. Vazios.
  Queria que ele descobrisse Zorba, mas acho que ele vai achar que Zorba é apenas um velho reaça. Não vai compreender a liberdade do corpo.
  Garoto, voce tem um corpo de 16 anos e lá fora faz sol. Ele quer pular, ficar livre. Ele quer se cansar, suar, gritar e acima de tudo desejar. Garoto, seja inconsequente, faça besteira e viva em grupo. O bando de bobos que voce detesta são exatamente o bando de alegres jovens que seu corpo deseja ser. Olhe-se no espelho e mude sua cara. Seja bonito. Tente ser bonito e pare de cultuar o feio. Deseje e seja desejável. Não pense que é fácil falar, fazer é mais fácil do que voce pensa. Tenha a coragem dos 16 anos. Voce nada tem a perder. Toda ação é um ganho.
  Aja menino. Aja. É primavera. E ter 16 anos em outubro é a mais maravilhosa das alegrias.