PAUL NEWMAN/ STAN LAUREL/ VINTERBERG/ GEORGE ROY HILL/ LEE MARVIN

   MONTEREY POP de D.A.Pennebaker
Meu amigo Fernando Tucori diz que foi e é impossível se fazer outro festival como esse. Primeiro porque ele reuniu 70% do que havia de melhor então, segundo porque todos tinham menos de 28 anos. Menos Ravi Shankar, claro. Como cinema é um grande filme. Pennebaker, nome mito dos documentários, captura todo o clima. Fantástico: A platéia é quase tão fascinante quanto os artistas. Observe como não existem duas pessoas parecidas! Sim, é a explosão da contra-cultura. Ainda se acreditava no fim do mundo repressivo. Essa certeza está na cara de todos. Outra coisa duca: os caras terminavam de tocar e iam assistir os colegas...No meio do povão!!! Dá pra ver Jimi e Janis vendo shows com a galera. Assim como Brian Jones andando por lá, na boa...No festival teve muito mais shows. No filme ficaram Simon e Garfunkel, Jefferson Airplane, Hugh Masekela, Animals, Janis Joplin....Quero destacar The Who, que quando vi na TV em 1978 mudou minha vida. Elegantes, livres, corajosos, históricos. Hendrix bota fogo na guitarra. Tem Country Joe and The Fish em momento de absoluto psicodelismo. Mas o show é roubado por Otis Redding. Voz baby, voz...Ravi Shankar encerra botando todo mundo pra viajar e meditar. Como show é um filme nota 10. Como cinema vale um 8. D.A.Pennebaker captou o feeling da coisa. È bem mais que Woodstock.
   VALE TUDO de George Roy Hill com Paul Newman
Grande sucesso, este filme tem uma importância sociológica. Mostra o momento em que o esporte deixa de lado o pseudo-cavalheirismo. Newman é técnico de um time de hockey fracassado. O sucesso vem quando ele aceita o jogo sujo. Aceita mesmo. Não pense que ele se arrependa. A violência vence. Roy Hill é o cara que fez Butch Cassidy e depois o genial e oscarizado Golpe de Mestre. Era um mestre em filmar malandragens. Paul Newman conseguia ser cool até fazendo este trapaceiro, fracassado, sujo treinador. O filme é bem bom. Nota 7.
   DÍVIDA DE SANGUE de Elliot Silverstein com Jane Fonda e Lee Marvin
De todos os filmes que ganharam Oscar de melhor ator, este é dos mais bobos. Sim, Lee Marvin é um ator que adoro. Ninguém mereceria prêmios mais que ele! Basta ver o que ele faz em The Dirty Dozen. E aqui ele está bem como um cowboy bêbado.Mas o filme é bobo. Jane Fonda é a garota que precisa desse cowboy para reaver suas terras. O filme é uma comédia. Um adendo: Eu pensava que Quem Vai Ficar com Mary era o primeiro filme a usar uma dupla de cantores para comentar o filme. Aqui temos Nat King Cole e Stubby Kaye fazendo exatamente a mesma coisa.... é a melhor coisa do filme. Nota 3.
   ARIZONA VIOLENTA de H.Bruce Humberstone com Randolph Scott e Richard Boone
Funciona bem este western sobre a rivalidade entre dois ex-amigos. Boone injeta doses de credibilidade ao vilão. O filme funciona como muito boa diversão. É o tipo do filme que fará um fã de western feliz e que ao mesmo tempo não servirá para conquistar novos fãs. Nota 6.
   ONDE IMPERA A TRAIÇÃO de Don Siegel com Audie Murphy
Séculos antes de fazer Dirty Harry, Don Siegel dirige este western classe B sobre homem que tenta dar paz e ordem a cidade violenta. Siegel já dirige bem aqui. A narrativa é rápida, bem cortada, objetiva. Na verdade não é bem um western, parece muito um filme noir passado com cavalos. Tem até uma femme fatale. Excelente clima. Nota 7.
   OS QUATRO PISTOLEIROS DO APOCALIPSE de Lucio Fulci com Fabio Testi e Lynne Frederick
Viu Django? Eis aqui mais um western spaguetti. Muita violência, música pop, sexo. Na verdade este é um filme bem louco. Fala de um grupo de desajustados que tenta cruzar deserto e chegar a cidade. O sangue espirra, todos são maus e sujos, cenas absurdas. Falta humor aqui. Nota 3.
   FESTIVAL DE CURTAS DE LAUREL E HARDY de Leo McCarey e George Stevens
Que alegria ver O Gordo e O Magro!!! Oliver Hardy e seu tipo ranzinza, vaidoso, ambicioso e Stan Laurel, um gênio, com seu tipo infantil e suave. Uma mistura que deu completamente certo. Eles sempre se dão mal, as coisas sempre rumam para o desastre, e nós, hipnotizados, vemos deliciados a coisa acontecer. Mais uma vez. Ainda há público para eles? A julgar pela constante reedição de seus curtas, sim, há. Nota Dez.
   AS NOVAS VIAGENS DE SIMBAD de Gordon Hessler com John Philip Law e Caroline Munro
Tem os efeitos de Ray Harryhausen. Mas estranhamente eles dessa vez não funcionam. O filme não possui clima, magia, não encanta. O roteiro é muito fraco. Uma pena. Nota 4.
   A CAÇA de Thomas Vinterberg
É impressionante a falta de cultura cinematográfica de muitos de nossos criticos. Alguém falou da obra-prima de William Wyler? O filme Infâmia, com Audrey Hepburn e Shirley MacLaine, fala de duas amigas professoras que são acusadas por uma aluna de lesbianismo. As duas são massacradas pela cidade. Uma delas se suicida e a outra tem sua vida destruída mesmo após a prova de que a aluna mentia. Esse filme do mestre Wyler é um dos filmes mais cruéis e devastadores que vi em anos. Acima de tudo é uma aula de direção. Dito isso devo dizer que este A Caça é um filme bem bacaninha. Claro, eu abomino o cinema feito na Escandinávia. Todo filme vindo de lá tem essa marca da religião luterana: pregação moral, ausência completa de humor, criatividade fria e "utilitária". Não são filmes, são pregações sobre o mal e o bem. Agora voce pode dizer: Mas seu amado Bergman não foi escandinavo? Sim. E Ingmar teve todos os defeitos dessa alma luterana. Mas ele compensava isso com seu senso absoluto de estética, de beleza e do sublime. Ingmar era um esteta, um apaixonado pelas mulheres, pelo mar e pela luz. Isso redime sua herança escandinava. Filmes como esse A Caça me entediam porque antes de vê-lo eu já adivinho tudo o que será filmado e como será demonstrado. Mas é um filme bacaninha. Tem um ator bom. Nota 5.