TV

   Ok eu confesso! Adoro o canal Fox-Life. Veja bem, eu não tenho saco pra ver ficção na Tv. Se quero ver drama ou comédia pego um dos meus dvds e assisto. Às vezes tem algum documentário legal na Cultura ou no NatGeo. Mas em geral a coisa é terrível ( já falo do Fox... ).
   Assisto Tv entre 22 e duas da manhã. Fico zappeando, tento topar com algo que me faça parar. O que? Não suporto novelas, evito telejornais. Clips me entediam atualmente. Corro sobre os desenhos ( alguns parecem legais, mas parei na época do Pinky e Cérebro ). Sportv só vale em tempo de futebol. NBA e American Football eu adoro, às vezes vejo na ESPN. Os canais Globo são de matar!!! Nada pode ser pior que o Manhattan Connection sem Francis e Nelson Motta. Ficaram os piores. E tem uns jovens magrinhos que falam com sotaque! Afff... Fora isso, tem um monte de programas espertíssimos sobre moda e sobre moda e sobre moda. Fora aqueles sobre viagens em que o ego do cara aparece mais que o lugar onde se vai. Socorro! Sergio Mallandro é legal, mas passa tão pouco...Quero mais ié ié!!!Há!
   Sony, TNT e etc pra mim não existem. Estão fora do meu mundo. Quando passo noto sempre o mesmo: big closes em rostos de plástico. Cenários escurinhos e aquele ambiente de confessionário-antro-de-pecados-e-dores. Eita povinho masoquista!!!
   É engraçado ver os canais internacionais. Em dez minutos voce aprende muito sobre o país. Gosto de ver a NHK e relaxar. Os japoneses continuam os mesmos, falam baixinho e sempre exclamam um "Oh" e um  "Ah" entre as frases. Sempre tem matéria sobre cerejeiras, sobre peixe e sobre o Monte Fuji. Que país!!!
Na RAI em dez minutos voce vai se deparar com uma mulher de peitos grandes e um gordinho com a barba por fazer. O tempo todo tem algum programa de auditório onde se grita e se ri alto. Juro que na Tv da Alemanha sempre está tendo alguma coisa sobre ciência. Seja agricultura, quimica, fisica ou arqueologia, sempre o saber está envolvido. Téeedio alemão. Risos nunca vi. A Tv da França é um kaos. Falam, falam e falam. E depois metem um clip do nada e entra um filme hiper chato. E tem a RTP, a Tv da Terrinha. É a cara de Portugal. Tudo tão pequeno, tão simplesinho. E sempre com alguma cançãozita tristinha, alguma mãezinha a falar...
   Tento Ronnie Von, mas o "grand chef de cuisine" Zé das Silvas já se foi. Então vou pro Fox Life e lá fico.
   TV é folia, Tv é escapismo, é eletrodoméstico de relax. A Fox é ótima!
   Vejo um programa em que oito caras têm de decorar cada um seu cômodo. Alguns fazem coisas pavorosas. Em outro programa, Antonio decora casas em estilo RocknRoll. Muito divertido! Tem ainda o Million Dollar, em que decoradores fazem transformações em casas decadentes. Show de bola! E juro que não estou sendo irônico. A edição é tão rápida e os caras tão carismáticos que a coisa funciona.
    Tem um programa em que são mostrados os melhores quiosques de rua da América. Tem um outro em que dois chefs disputam um prêmio. Programas em que gente compra casa, acompanhamos o corretor. E tem os clássicos da Fox, os dois programas que primeiro descobri, isso dois anos atrás: Man vs Food e Kitchens Nightmare. Gordon Ramsey tenta salvar restaurantes quase falidos e Adam Richman prova pratos gigantes em cidades dos USA. Ele chega a comer quatro quilos de bifes em meia hora. Com bom-humor sempre. São programas que me divertem, e que nada têm de pretensioso ou de estúpido. São o que são, o lado leve da vida. Sem apelações e sem sacanagens.
    PS: Não pense que sou um xiita. Já fui fã de Seinfeld e de Frasier, de Mad About You e de Will and Grace. E acabo de ver Três, sim, Três box de Columbo. E mais um de Kojak. Ou seja, eu tenho uma antiga e forte ligação com tv. E sem culpa. Vejo às vezes A Praça é Nossa e Chaves. Mas a Tv tem estado chatinha, presa, ordinária. Hora de virar o disco, de mudar o penteado, de refazer. A Tv parou em 1993, congelamos nas novidades da HBO e nas séries da Sony/Warner. Na TV Aberta, paramos na época do escracho e das séries respeitáveis da Globo. Saturou. Ninguém merece mais MTV, mais Casseta e Planeta. E nem vou citar os execráveis Pânico e Lu Gimenez. Argh! A coisa tá tão ruim, que Domingo a Noite, sempre execrável,  tem Silvio Santos como o menos pior. A Tv fechada não tá muito pior que isso. A Fox me salva!