O SOLTEIRÃO ( SOLITARY MAN ), O MELHOR FILME DO ANO

Enquanto o povo hypado segue o fashion style de Fincher, Nolan e que tais, um monte de bons diretores, sem capas de magazines, sem lançamento hiper mudernu e sem favores de midia comprada, vai construindo carreira que no final das contas é o que dignifica o cinema americano.
Esse povo, que esperou ansiosamente por Alice, que chamou o filme tolo de Nolan de genial e que mal pode esperar pelo filme sobre o facebook, não pode e não deve perceber o quanto são dirigidos pelo pessoal de RP dos estúdios. Esse povo da Warner/ Universal e Sony, percebeu que existe um público imenso ávido por consumir a tal da arte. E como esse povo jamais viu arte verdadeira em cinema, fica muito fácil vender gato por lebre. Basta dizer a eles ( numa revista bem alternativa ) _ Hey! Isto é alternativo! Isto é genial!!!!
E eles tornam-se incapazes de procurar por si-mesmos o que tem valor. Só vale o que causa fru fru. Nesse mundo de bosta, gente que faz filmes simples e verdadeiros passa como fantasma. Não existe. Veja este maravilhoso filme....
Michael Douglas ( o melhor ator americano em atividade hoje ) anda por avenida. Logo após ir ao médico e descobrir que tem um problema no coração. Não, não é filme sobre doença. Ele ignora o aviso e anda, todo de preto, confiante. Toca Solitary Man, de Neil Diamond ( outro gênio pop mal valorizado ), na voz de Johnny Cash. Com essa cena inicial se define todo o filme, ele é um maverick, ele está solitário por ser, em mundo de homens castrados, um garanhão ativo. E em ambiente que é todo contra ele, sua sina é a derrota.
Toda mulher lhe interessa. E quanto mais jovem, melhor. Ex-casado, avô, ele insiste em ser atraente, em ditar suas regras, em viver. Sua filha, claro, casada com compreensivo psicólogo, lhe dá um belo conselho: vá fazer terapia e se reequilibrar. Quando ouvimos isso, nós, homens com mais de 40, sentimos o coração se esfacelar. E as bolas encolherem. Mas o nosso herói (sim, ele é um herói ) não desiste. Ele traça a enteada, faz amizade com nerd que é exemplo do homem do futuro, e vê tudo se voltar contra ele. Ninguém pode aceitá-lo mais. Porque ele insiste em não ser castrado. Ele não respeita as mulheres "enquanto seres humanos iguais".
O filme, muito bem escrito, termina com conclusão nenhuma. Não sabemos se ele aceitará socorro, ou se correrá atrás de mais uma jovem disponível. O filme lembra muito aqueles maravilhosos filmes americanos de 1969/1975. Ele é de verdade, é íntegro, é profundamente humano, e principalmente: jamais engana. Nada é feito para agradar. Nada é forçado para impressionar.
Michael Douglas atinge o nível das atuações históricas. Tudo nele é sutil. Consegue unir extrema fragilidade com um devastador orgulho. É um cavalo de pata quebrada, um falcão cativo. Símbolo de masculinidade, passa todo o filme tentando preservar seu direito de ser livre ( não à toa foi Douglas quem produziu em 1975 Um Estranho no Ninho para Forman. Seus temas são os mesmos ).
Ele existe para caçar. Caçar emoções. Vencer, seduzir, correr. Ele quer morrer livre de receitas, de medos, de dietas. O diálogo final, com Susan Sarandon, é cortante como faca. Tudo se explica e nada fica resolvido. Só nos resta invejá-lo e chorar por ele. Se voce gosta de bom cinema, eis seu filme. Se voce vai atrás de filmes "geniais", fuja dele.
Michael Douglas fez os dois papéis que mais me impressionaram nos últimos anos, um professor em crise e agora este macho em extinção. O cara está me expondo na tela. Que bom!
Solitary Man me dá esperança de que o cinema ainda possa sobreviver por alguns anos mais. Os diretores Brian Koppelman e David Levien prometem muito e o produtor é Steve Soderbergh. Os dois diretores se juntam a Alexander Payne, Joe Wright, Curtis Hanson, Jean-Marc Valée e Todd Haynes como talentos afinados com o melhor do cinema. Contam muito sem esfregar nada na cara da platéia. Têm dom natural. São mavericks. Este filme é absolutamente obrigatório.