TARZAN de WS Van Dyke com Johnny Weissmuller e Maureen O'Sullivan
Este é o grande exemplo de filme B dos anos 30. Muito crítico diz que agora o que era B se tornou A, e o que seria filme classe A é tratado como filme B. Isso ocorreu porque o público de cinema se tornou B. Explico. Filme B eram os filmes de produção barata, geralmente dirigidos por novatos e feitos às pressas. O que definia o filme B era o roteiro mal cuidado, inverossímil, dirigido aos adolescentes e ao povão do centro dos EUA. Filmes baseados em HQ, em ficção científica ou terror, mas também os westerns e filmes de pirata. Em meio a essa enorme produção, é claro, filmes excelentes podiam surgir ( este Tarzan, King Kong, Drácula ) mas em sua maioria eles eram constrangedores. O western mesmo em grande produção ( John Ford por exemplo ) sempre seria visto como um primo brega. O filme A era o filme sério, geralmente baseado em best-seller, mas também a produção vistosa, o filme de grandes estrelas, o drama adulto, o filme sobre a vida "real". Nesses filmes trabalhavam os melhores escritores e os maiores atores. Eram esses filmes que tinham o lançamento de luxo, a atenção do estúdio. Pois bem, Tarzan hoje seria o lançamento classe A. É um agradável e tolo filme de aventuras, onde Jane, feita pela lindíssima mãe de Mia Farrow, Maureen, aparece mais que o Tarzan magnífico de Johnny Weissmuller. Nota 6.
JOHNAH HEX de Jimmy Hayward com Josh Brolin, John Malkovich e Megan Fox
Talvez seja o pior filme que já ví. Não é cinema. Tudo é tão artificial, os diálogos são tão idiotas, as atuações tão estereotipadas, que me recuso a imaginar que isto seja cinema. Toda cena é digitalizada e colorida até a saturação, os rostos se parecem com modelos de cera e a ação entedia e é sempre óbvia. Detestável filme que simboliza a nulidade absoluta, uma tentativa nojenta de se modernizar o oeste, de se glamurizar a violência, de emocionar reprisando tudo o que já foi feito um trilhão de vezes. Lixo, absoluto lixo, um vácuo. Nota Zero absoluto ( -280 F )
SALT de Philip Noyce com Angelina Jolie
Alguns criticos chamaram este filme de aventura de primeira. O nível de exigência deve ter caído muito. Ou eles resolveram fazer RP. É um chatíssimo filminho de espionagem, vingança e toda aquela ação "nervosa" que voce já viu. Jolie está magra como um caniço e sua decantada sensualidade é a mesma dessas meninas bambú que infestam os bairros bacanas de SP. Eu quase adormeci vendo esta chatice. Nota 1.
POLICE STORY de Jackie Chan com Jackie Chan
Quem sabe Jackie me dê alguma aventura classe A ? Este é um de seus filmes mais famosos. E tem uma perseguição de carros em uma favela muito legal. Eles dirigem por dentro dos barracos, descendo morro abaixo. O filme, no resto, não é ruim, tem boas lutas e Jackie Chan tem simpatia e carisma de verdadeira estrela. Dá pra se assistir. Nota 5.
A LEI DA MONTANHA de Arthur Ripley com Robert Mitchum
Mitchum, já ator famoso, em 1958 escreveu este roteiro, fez a canção tema e colocu seu filho, James Mitchum para atuar neste muuuuuuito estranho filme. Adiante de seu tempo em dez anos, fala de grupo de famílias sulistas que vivem da fabricação de whisky ilegal. Mitchum é um motorista fascinado por velocidade que foge da policia e de chefão que deseja tomar conta de todo o contrabando. A trilha sonora já é country e os atores se parecem com gente de verdade, há algo de contra-cultura neste filme, movimento que seria filmado só a partir de 67. Mas o filme tem uma falha central: não nos emociona. Admiramos as intenções, mas elas não se realizam. Falta melhor direção, falta um estilo. É como um diretor de 1940 dirigindo um filme de 1970, o estilo de direção briga com o tema e o roteiro. Uma pena.... Mitchum deve ter amado muito este projeto. Sabemos que sua origem é a deste sul atrasado. Ele, como sempre, nos ensina o que é ser cool. Foi o cara que inventou o estilo, McQueen e os outros vieram depois. Nota 5.
ADIVINHE QUEM VEM PARA ROUBAR de Ted Kotcheff com Jane Fonda e George Segal
Esta comédia subversiva foi refilmada recentemente. Não recordo se foi com Jim Carrey e se o diretor era Johnathan Demme... talvez. Sei que não deu certo, principalmente porque domesticaram a história. Trata de casal bem-sucedido que perde tudo quando o marido é demitido. Para manter as aparências começam a roubar. Os primeiros dez minutos não são grande coisa, mas o filme começa a crescer e voce acaba por se divertir muito com esse casal amoral e muito perdido. O filme exibe a América do jeitinho, do seguro social, dos golpes, do cada um por si. Segal rouba o filme, está soberbamente engraçado ( sem apelar ) e Jane voltou ao estrelato com este filme. Ela havia destruído sua reputação ao se tornar ativista politica e passar a ser persona non grata para a CIA. Aqui ela está bonita, numa atuação leve e charmosa. Uma bela diversão. Nota 7.
10000 AC de Roland Emmerich
Bando de curtidores de reggae saem do frio atrás de amigos que foram escravizados por árabes do mal. Dá pra contar assim esta história muito ridicula e ferinamente preconceituosa. É um filme intolerante. A heroína o é por possuir olhos azuis. Toda tribo do bem tem valores do ocidente e todo o mal vem dos árabes narigudos que escravizam gente e dos religiosos orientais que querem fazer pirãmides. Alguém notou o quanto este lixo é racista? Mas eu até o perdoaria se não fosse tão chato. Os homens primitivos nada mais são que hippies sujos de Arembepe, os africanos são figurantes de Tarzan e os bandidos são seguidores de Bin Laden. Os atores têm carisma zero, a ação não comove ou excita e as falas são de um vazio que dá sono. Esse é o filme B que virou filme A. Exemplo da tal inversão de valores de produção. Milhões para produzir lixo. Se voce quer ver a aurora do homem vá de A Guerra do Fogo, ou reassista os primeiros minutos de 2001. Nota Zero.
UM DOMINGO MARAVILHOSO de Akira Kurosawa
E após tanto lixo eu apelo. Chamo mestre Akira para me devolver a fé no cinema. E o milagre acontece! Ele pega um casal e os filma vinte e quatro horas na Tokyo de 1947, uma ruína pós-guerra. Ainda não é o gênio que fez Rahomon e Ran, mas já dá para perceber a genialidade em botão. Kurosawa ama as pessoas que filma, se enamora delas, as homenageia. Pode ter existido diretor melhor que ele, mas nem mesmo Ford é tão nobre. Neste filme barato e simples, o namorado é pessimista, a moça tenta ver o lado bom de tudo. Eles têm apenas uns poucos ienes para passar o domingo, e o filme é a crônica de sua miséria. A cidade é toda ruína e gente com fome. Faz frio e chove e tudo aquilo que os dois tentam fazer dá errado. Mas a moça ainda acredita nele, tenta convencê-lo a sonhar com ela e ele termina por ceder à sua namorada. O final é de beleza sublime. O filme é muito criticado por ter cena em que a atriz se dirige a platéia pedindo aplausos aos dois. Acho a cena piegas, porém necessária ( e corajosa ! ). Toda a longa cena do concerto imaginário é coisa de mestre e o cenário noturno lembra o melhor do cinema expressionista. Vemos no filme o futuro do Japão, a força de se reerguer do absoluto vazio. Como comparar isto aos lixos vistos acima? O filme tem ainda uma cena de corrida pelas ruas com câmera os seguindo que lembra a nouvelle-vague. Mas é no neo-realismo italiano que Kurosawa busca sua inspiração. E ele consegue. O filme é para sempre. Nota 9.