NOVA LISTA DA ROLLING STONE

Saiu lista da Rolling Stone com as 500 melhores canções da história. Listas são um negócio dificil de julgar. Eu conheço todas as 500 e tem algumas que eu não colocaria nem entre as mil.
A revista continua com sua birra com Led Zeppelin e Bowie. Assim, temos apenas quatro canções de Bowie e cinco do Led. Todas colocadas lá atrás. Nada de Roxy Music, duas dos Smiths e nada de Small Faces ou Kevin Ayers.
As décadas de 60 e 50 dominam a lista, mas há muita coisa dos 70 e dos 90. A década de 80 ( felizmente ) está bem pouco representada. Que bom!
Se eu esquecer meu gosto pessoal, meu coração, e analisar só com o cérebro, julgando valor artístico, histórico etc, concordarei sempre que Like a Rolling Stone é merecidamente a número um. Ela simplesmente transformou sózinha um mundo de She Loves You em mundo de A Day in the Life. A canção de Dylan foi e é o rito de maturidade de todo um gênero musical.
Satisfaction é a número dois e ela ( que não é das minhas favoritas dos Stones ) é a música que trouxe o riff de guitarra ácido e a angst adolescente para o rádio. A primeira vez que a ouvi senti meu mojo working.
Depois vem Imagine em terceiro ( estranho.... ) e What's going on de Marvin Gaye em quarto. Respect com Aretha Franklyn é o quinto.
Estranho. Nada de Beatles. Nos quinhentos eles são com Dylan os mais citados, mas surgem apenas em oitavo com Hey Jude. Antes vem Beach Boys com a majestosa e genial Good Vibrations e Chuck Berry com Johnny B. Goode ( a música que funda o cliché do rock ). Ray Charles é o décimo com What'd i say e temos ( pasmem!!!!! ) Nirvana em nono com Smells......
Daí vem Who, Sam Cooke, Clash, Hendrix, Elvis.... As fotos são maravilhosas, mas a lista fica bem mais interessante depois do centésimo lugar.
É bacana ver Chic, Bee Gees, Donna Summer, Roadrunner dos Modern Lovers, e um monte de canções lindas dos negros dos anos 50.
De 1995 pra cá temos Beck, Radiohead ( duas ), Jay-Z, Amy Winehouse, R. Kelly, e um monte de bandas de rap. Nada de Red Hot, Oasis, Blur, Primal Scream ou George Michael. Mas temos uma de Franz Ferdinand, Coldplay e dos White Stripes. Duas dos Strokes. Nada de Stone Roses ou Happy Mondays. Nem uma eletrônica.
Minha lista cerebral traria Dylan e Stones em primeiro e segundo, com Like e Satisfaction. Mas depois eu não colocaria Imagine. Viriam A day in the Life, Good Vibrations, Dock of Bay, Whole Lotta Love, Highway 61, God Save the Queen e Ziggy Stardust.
Mas minha lista afetiva tem:
1- Cut across Shorty de Rod Stewart ( não está na lista )
2- Dock of Bay de Otis Redding ( é a 26 )
3- 96 tears de Question Mark ( é a 213 )
4- Jumpin Jack Flash dos Stones ( está em 125 )
5- For no one- Beatles ( não consta entre as 500 )
6- Rocket man de Elton John ( é a 245 )
7- She comes in color- Love ( nada de estar na lista )
8- Walk on the wild side- Lou Reed ( é a 223 )
9- I Only have eyes for you- The Flamingos ( esta na posição 158 )
10- Rag mamma Rag- The Band ( necas )
Esta é a trilha de meu sentimento. Do heroísmo folk de Cut Across Shorty a alegria caipira de Rag Mamma Rag; da beleza tristonha de Dock of Bay à etérea poesia de I Only Have Eyes.