CINE ANOS 80

Conversando com um amigo percebi nele uma leve surpresa quando lhe disse que Rambo e Exterminador do Futuro eram tratados nos anos 80 como lixo dos lixos. E não só isso. Todos os filmes de ação ( incluindo Batman e Mel Gibson ) eram desprezados. Um bom crítico não os analisava e o público culto os ignorava. Na verdade cinema sério era europeu, americano era um nada.
Scorsese era olhado como um quase bom diretor ( jamais um autor ) assim como Woody Allen e Altman ( Annie Hall e Manhattan eram somente boas comédias ). O único diretor respeitado era Coppolla. Gente como Lumet, Pollack, Peckimpah, Spielberg e Lynch era somente ok. Ou nem isso.
Todo filme europeu era levado em conta, mesmo os ruins. Via-se todo italiano com bons olhos e todo francês com vivo interesse. Diretor importante era Fellini, Kurosawa e Bergman. O resto era mais ou menos. Bertolucci, Belochio, Monicelli, Resnais, Godard, Tavernier, Rhomer.
Hoje a coisa é bem diferente. O que era B nos anos 80 é hoje classe A. Desse modo, animações e aventuras são levadas a sério. Indica-se um filme como Piratas do Caribe ou Batman a prêmios. Isso seria impensável em 1982. O Senhor dos Anéis teria o respeito que 007 tinha : nenhum.
Por outro lado vemos que filmes franceses não causam nenhum frisson agora. Uma obra-prima como Medos Privados de Resnais causar rebuliço é um milagre. Toda uma produção que é hoje tão boa quanto a americana está relegada a quarentões e cinquentões. Para teens a França é terra de Henry e Zidane e é só.
O cinema se infantilizou e talvez pensem que ele sempre foi assim. Não. Spielberg era tratado como um Paulo Coelho das telas e Croenemberg era um tipo de estranho sem público. De Palma era considerado pobre e vulgar. Um bom filme tinha de tratar de coisas adultas, com finura e ritmo e ter boas interpretações. E principalmente : ser verossímil. Não se iludam, Stallone e Arnold sempre foram ridicularizados. A diferença é que atores como Butler, Daniel Craig ou Scarlett não teriam chance em 1981. Seriam coadjuvantes em Rambo ou em Mad Max.
PS: Os filmes que antes eram o tipo "cinema classe A", são hoje produzidos na TV. É a TV que pegou o público orfão do cinema. Das séries históricas, às sagas sobre famílias mafiosas ou médicos doidos, de agências de 1960 às famílias que vendem droga, todas essas séries são os filmes americanos adultos dos anos 70/80. São os temas dos filmes que venciam prêmios e levavam pais às salas exibidoras. Quem quiser conhecer o cinema americano dos anos passados, que ligue a TV.