PARA QUE SERVE A PINTURA ?

Indo ao MASP. Ausente. Pensando em tudo que dá pra pensar. Andando. Apressado. Olhando e ignorando a gente que passa e as coisas que vão.
Diante de Chagall.
Olhar um quadro ( gravura ) é sempre estranho. Primeiro voce sente um frio na mente. Nenhuma emoção. Seu cérebro está condicionado a só enxergar imagens em movimento ( estamos virando bichos ), e diante de voce há uma imagem estática. A primeira vontade é a de andar, fazer um travelling pelas imagens, para que assim elas se movam.
Mas voce permanece. Continua olhando. Sem emoção nenhuma. Sem analisar. Olha e olha. Então voce começa a perceber que tudo alí é redondo, que não existe solidão nas imagens e que há uma imensa inocência naquilo tudo. Voce anda e vai às imagens coloridas. Animais, gente, aldeias, peixes, galos. Chagall é o último artista feliz. Note : ele não resolve fazer arte feliz ( como o fez Matisse ). Ele é feliz. Nosso mundo, 2010, é de Picasso e Braque, Chagall é a mensagem do que perdemos. Sinto ser irrecuperável.
Uma imagem vermelha. Lágrimas em meus olhos. Alí vejo o que eu poderia ter sido.
Uma imagem em verde. Canção em meu mais profundo. Eu vivi aquilo. Um eu que me veio de meu avô. Ele sabe toda aquela canção.
Mas é pra isso que serve a pintura ? Não. Ainda não.
Saio da sala de Chagall. Quero ver os holandeses.
Todo aquele que ama pintura começa pelo sensacional. Dali ou Bosch ou Van Gogh. Depois voce começa a entender Klee, Picasso e Kandinski. Mas ao final, voce percebe que o momento maior esteve sempre em Velasquez, Rembrandt e Caravaggio. É como ler. Primeiro Heminguay ou Hesse, depois Dostoievski e Kafka, e no fim, Cervantes mais Tolstoi.
Eis Rembrandt................
Chagall é um poeta maravilhoso. Mas aqui está um deus ! O dono de um segredo perdido. Se Chagall fala a meu coração, se ele canta em minha alma, Rembrandt é a própria criação. O quadro é um ato de divinização.
Mas é para isso que serve a pintura ? Será ?
Tem um gigantesco Van Eyck por perto. Um retrato. Milhões de fotos digitais tiradas no desespero de eternizar alguma coisa.... E aqui, um plácido retrato a óleo. Eterno. As duas mil poses que voce faz para as lentes mostram menos de seu ser que esta única pose deste modelo. Ele vive e está completo aqui. Seus retratos digitais são histéricos. Macaco fazendo pose. Neste óleo mora uma alma. Lânguida.
Saio do MASP e pego um bus.
Entra uma menina linda. Seus olhos sorriem e refletem a luz do sol forte. O nariz tem uma leve curvinha para cima e percebo que há uma pinta no pescoço. Ela se senta ao meu lado e usa uma correntinha no pulso. Na rua passam arbustos verdes por onde a luz passa filtrada. Minha ansiedade se foi, estou estranhamente calmo.
Quando chego em casa abraço meu cão e almoço olhando as maritacas brincarem na mangueira. O verde de suas penas e o verde das folhas. Meu cão está feliz.
Eu aprecio.
Entendí.