DO AMOR - UM TESTEMUNHO

Quando comecei este blog tive a resolução de não fazer um blog-umbigo. Não escrever um diário. Mas, foi inevitável, nas entrelinhas ele é um diário. Daquilo que assisto, vejo, ouço. Mas lendo este blog voce não saberá, nunca, se estou feliz ou triste, amando ou solitário. Disfarço meu umbigo. Prefiro ver o dos outros.
Dois amigos pedem para que eu repita aqui uma conversa que tive com eles. Sobre amor. É meio umbigóide demais pro meu gosto. Serei breve então.
Com 45 anos, apesar de aparentar 44, acho que aprendi alguma coisa sobre esse tal de amor. Pouco. Mas alguma experiência adquiri. E sei que aquilo que mais atrapalha é o tal de " e viveram felizes para sempre..." Eu explico.
Tive três amores do tipo absoluto. E dois do estilo feliz. No absoluto TUDO é amor. Eu comprava cds pensando em tocar pra ela, eu via filmes só com ela. Se comprava uma camisa tinha de ser aprovada por ela. Telefonemas que duravam até 10 horas... Trabalhava pensando nela e cobrava suas visitas ao meu trabalho. Ciúmes até de seu passado. Eu morreria por ela e não percebia que esse tipo de amor é a morte do próprio amor. Os amigos só existem se a amarem também e precisam escutar o quanto ela é incrível. Na verdade eu me apaixonei por mim mesmo, " pela história fantástica e original" que eu pensava estar vivendo. Cada reencontro era um momento de sublime felicidade.
Mas há um problema : "e viveram felizes para sempre..." O ar se torna rarefeito. O mundo inteiro passa a ser só ela e como eu a amo e ela me ama, nasce a OBRIGAÇÃO de ser feliz. Ela tem de me fazer feliz, pois ela é tudo e só ela deverá me bastar. E eu devo fazer o mesmo por ela, pois no universo dela só eu existo. Que lindo né ? Que trágica armadilha !!!!!! Nas 3 vezes em que estive envolvido em amor desse tipo, o fim foi o mesmo : violento. ( Não físico, mas violentamente devastador ). Cobranças de felicidade, de dedicação ( por mais que voce dê não há como ser tudo para alguém ). E a velha frase : " Voce não era assim!!!"
No fim o que sobrevive é o desejo sexual e uma sensação de que poderia ter sido e não foi.... Nunca poderia ser!!!!!
Tive também dois amores felizes ( e que terminaram em dor também. Mas de outro tipo. A dor do fim de um sonho e não do fim de tudo. )
É um amor em que o mundo cresce e não diminue como no outro. Não há o desejo de que o outro seja tudo, mas sim de que vivamos tudo com o outro. Cresce o interesse pela vida, pelos amigos, voce se abre. A comida parece melhor, o sol brilha mais, seus olhos se abrem para coisas que voce não via. O círculo de amigos aumenta, o trabalho rende mais, voce conversa sobre tudo. Neste amor ela é uma companheira de vida e não a própria vida. Instintivamente voce nota que este amor não o fará feliz para sempre. O fará sim, melhor para viver.
Cobramos demais do amor. A vida se tornou entediante e queremos que a pobre menina seja tudo. Penso que o segredo é entender que o amor resolve seus problemas amorosos. É óbvio!!! Mas seu trabalho, sua família, amigos, saúde, dúvidas existenciais... continuarão como sempre. O amor não vai te salvar de voce mesmo. Ele poderá clarear as coisas, torná-lo mais forte, mas não " feliz para sempre".
Ah sim.... meus amores felizes terminaram. Em suave e difícil desgaste. O tempo venceu. Na verdade o fim do amor é ainda mais misterioso que seu nascimento. Quem sabe ?