COMO A GERAÇÃO SEXO DROGAS E ROCK'N'ROLL SALVOU HOLLYWOOD - PETER BISKIND

Num tempo em que Abbie Hoffman levou milhares de hippies ao Pentágono para fazer o prédio levitar e sumir no céu... ( E os caras acreditaram ter visto o prédio levitar )... surgiu um bando de freaks que invadiram a muito comportada e falida velha Hollywood...

Este é um livro que pode e deve ser lido por todo mundo. Não é preciso conhecer ou ser fanático por filmes. Peter escreve sobre gente, sobre sexo ( muito ), drogas ( muitíssimo ) e sobre luta por poder ( acima de tudo ). O estilo é puro Norman Mailer, curto e grosso, não há nada de elaborações sobre filmes ou sobre diretores, não... ele conta a história : louca, louquíssima e divertidíssima história.

Voce vai entender porque Scorsese e Spielberg levaram tanto tempo para ganhar um Oscar e porque Brian de Palma jamais irá ganhar o seu.
Há a descrição da primeira exibição de MEAN STREETS para os executivos da Warner e a reação que eles tiveram... as loucuras que Peter Bogdanovich fez por amor à Cybill Shepherd... o mau caratismo de William Friedkin e seu O EXORCISTA, filme que ressuscitou, sem querer, a velha Hollywood... o demente Dennis Hopper, tentando bater em todo mundo, arrumando confusões todo o tempo e se destruindo dia a dia... o modo como todos eles, diretores e técnicos, produtores e tietes, foram se destruindo, por excesso de tudo : grana, drogas, sexo, ego, rocknroll.






Num tempo em que os Panteras Negras iam ao cinema uniformizados, assistir Gillo Pontecorvo e ficavam anotando toda a tática de guerrilha que o filme mostrava





Num tempo em que todo universitário americano sonhava em entrar no cinema, assistia 12 vezes o novo Godard e o novo Antonioni e escrevia roteiros sobre a revolução enquanto fumava um e dizia coisas do tipo : " Aí cara, voce tem jeito de diretor de fotografia... tú vai ser o diretor de fotografia ! " " - Mas eu nunca fiz isso !!!!! " "- " Iiiiih... deixa fluir que as coisas pintam... "

E então surgiu a cocaina, e todo esse take it easy se transformou numa feroz guerra mafiosa de egos imensos. Megalomania que levou a destruição de todos os ideais construídos por eles próprios. Venceram a guerra com os conservadores, para depois entregarem tudo de volta.



É nesse tempo romântico, ingênuo, perigoso, que se inicia este fantástico livro de Peter Biskind sobre cinema. Ele mostra que cinema já foi tão amado e discutido como é o esporte hoje. As pessoas vestiam a camisa, brigavam por um filme, amavam. Diretores queriam ser Kurosawa, queriam fazer filmes realmente novos, diferentes, originais. Mas a ironia da história é que sem querer ( e O PODEROSO CHEFÃO foi o inventor disso ) eles criaram o blockbuster. Todos aqueles idealistas doidões são os grandes produtores de hoje ( Simpson, Bruckheimer, Geffen, Katzenberg..... ) Produtores que chegavam a comprar tijolos de maconha para servir no set e deixar a equipe feliz. O CHEFÃO foi o primeiro filme a ser lançado em rede, antes das críticas, caindo pesado no público e batendo recordes em uma semana. De lá em diante, todo filme seria lançado assim, como terremoto, operação militar.

É engraçado saber que em STAR WARS Han Solo foi baseado em Coppolla e que o roteiro ( ? ) escrito por Lucas era tão ruim que provocava risos em quem o lia. George diz várias vezes ter feito um filme para crianças de 8 anos. Desde então, toda grande produção é para crianças de 8 anos. A equipe inglesa durante as filmagens dava risadas da sua falta de habilidade na direção...




No começo havia Warren Beatty. Sim, Warren foi o jovem ator classe A que bancou a nova geração. Foi com seu esforço que a Warner bancou BONNIE E CLYDE, e é com esse filme que a velha Hollywood é fulminada ( para ressuscitar nos anos 80 ). De repente tudo pode. É momento fascinante ! O que notamos hoje é que apesar de aquela ser a primeira geração ( e última ) de diretores americanos livres, ela acabou sendo também a grande última geração de atores americanos. Os diretores, que não gostavam de estrelas, pois eles diretores queriam ser as estrelas, terminaram por criar super estrelas. De Redford, passando por Warren, Jack Nicholson, Al Pacino, Dustin Hoffman, Robert Duvall, Jon Voight, Clint Eastwwod, Woody Allen, Robert de Niro, Harvey Keitel, James Caan, Steve McQueen, Stallone, Gene Hackman, Gene Wilder, Richard Gere e inesgotável etc.
Agora atente : eu não sei se Johnny Depp é pior que eles. Nunca saberemos. O problema é que em vinte anos de carreira ( na verdade são 23 ) Depp, assim como Nicolas Cage ou Tom Cruise, não tiveram a disposição os papéis que essa outra geração teve. É assustador ver a filmografia de Depp e constatar a falta de verdadeiros desafios nos filmes que ele fez. Se olharmos os vinte anos iniciais de Pacino, De Niro ou Hoffman constatamos o quanto os atores de hoje estão sendo sub-aproveitados. Sem falar em Jack Nicholson, o muito doido Jack, que emerge do livro como o poderoso chefão de toda aquela geração. ( Foi em UM ESTRANHO NO NINHO que a equipe recebia quilos de maconha do produtor, Michael Douglas !!!!!! Alguém lembrou de GAROTOS INCRÍVEIS ? )





Primeira lição : É incrível como o cinema de hoje se parece com o cinema americano dos anos 50. Toneladas de péssimos filmes sempre iguais e meia dúzia de bons diretores trabalhando totalmente ilhados. A maioria dos novos diretores é enquadrada pelo esquemão e lá se acomoda, alegremente. E é só. O cinema é hoje irrelevante culturalmente. Milhas atrás das artes plásticas, da música, do teatro e até da arquitetura. Intelectualmente, um zero.
Quem tem ânimo para tentar salvar o cinema ?
E salvar pra quê ?





Mas já foi diferente. Bergman tinha a estatura de Samuel Beckett e Fellini era tratado como Saramago é hoje reverenciado. O ULTIMO TANGO, MASH ou FACE A FACE eram tratados como um novo livro de Saul Bellow ou de Philip Roth.

Truffaut, que foi ator de Spielberg em CONTATOS IMEDIATOS gostava de Steven. Mas não entendia como podia seus diretores favoritos serem Claude Lelouch, Robert Enrico e Philippe de Brocca ! O HOMEM DO RIO de Brocca, Spielberg assistiu 9 vezes !




É bacana ver que foi Warren Beatty quem lançou Woody Allen no cinema. Ou ver o impacto que Blow-Up de Antonioni causou nos velhos executivos ( " Não entendí nada !!!!!!" ). Hilário Woody sendo entrevistado para seu primeiro filme ( com Warren ao lado )
Woody : - Quero 60 mil pelo meu roteiro mais 10% dos lucros "
Produtor : - Tá doido ?
Woody: - Tá bom, me dá uns trinta e negócio fechado !

Scorsese após TAXI tornou-se um nojo. Quando sua filha nasceu ele abandonou a esposa no mesmo dia para se drogar com Liza Minelli. O clima era muito ruim. George Lucas viu o copião de NEW YORK NEW YORK e disse que se no final De Niro e Liza caminhassem juntos rumo ao pôr-do-sol... bem, o filme faria mais dez milhões ! Foi nessa hora que Scorsese diz ter sentido que seu tempo já era... o futuro eram filmes com finais felizes feitos para gente com 8 anos de idade.




E voce vai ler sobre o lançamento de BONNIE E CLYDE. De como toda a crítica arrasou o filme, menos Pauline Kael, que comprou a briga e o salvou. A exibição que Beatty fez para Jean Renoir, George Stevens e Billy Wilder e os aplausos dos 3. Finalmente as pessoas notavam que tiros e roubos a bancos TAMBÉM podia ser arte.
Na verdade esses diretores queriam parecer europeus fazendo filmes americanos !
Assim, BONNIE seria um filme de gangster dirigido por Truffaut e MASH uma comédia de guerra à Godard.




Vai ler como um filme era lançado na época : lançamento em uma sala. Daí se esperava pela publicação das críticas e o boca a boca do público. Dependendo dessa reação vinha o tamanho do lançamento. No futuro se mandaria a opinião geral à merda- lançar o filme em circuito gigantesco ANTES que alguém possa dar sua opinião. ANTES de voce saber se o filme vale a pena- violentamente lançado.




Leia sobre Coppola vestido sempre como Fidel Castro, o primeiro cara a mandar a velha guarda para casa. E sobre George Lucas, o super tímido Lucas, que ficava seguindo Coppolla tentando aprender. E conheça a frase que Lucas disse na época : " Hollywood morreu ! O cinema agora é feito pelo povo e para o povo ! "







Entenda como foi feito EASY RIDER. Dirigido por um paranóico que usava dois revólveres na cintura e esmurrava a equipe: Dennis Hopper.

E então surge um diretor hiper-careta, amigo dos produtores ( mas também de Coppolla e de Lucas ) que sem querer destrói todo o novo-cinema da época. Com TUBARÂO, Spielberg transforma o cinema na arte do conformismo. No lugar de filmes centrados em pessoas ( MEAN STREETS, O CHEFÃO, CHINATOWN ) surge o cinema centrado em coisas (TUBARÃO, CONTATOS IMEDIATOS, BLADE RUNNER ). É o cinema classe B ( o filme de ficção científica e o filme de terror ) elevado a classe A. Com TUBARÂO os grandes executivos viram que cinema podia ser um negócio muito rentável e no lugar de boas críticas e público tocado, nascia a ambição por números arrasadores. O que O EXORCISTA fizera sem querer, a partir de TUBARÃO se torna lei : Blockbuster ou morte. Todos os diretores passam a ser cobrados : "- Sim Marty, TAXI DRIVER venceu em Cannes... mas veja o que TUBARÃO está fazendo..."






Saiba que a Warner, MGM, Fox e Universal faliram entre 59/69. O povão parou de ir ao cinema e o pessoal mais "in" só assistia filmes europeus. Isso fez com que toda uma molecada tomasse esses estúdios de sopetão. Bastava o cara ser jovem para ter um emprego no cinema, e os roteiros mais esquisitos eram aceitos, porque Hollywood estava totalmente perdida. ( Já pensou se durante 3 anos todos os filmes dessem prejuízo ? Se avatar/batman/sherlock/2012... tudo não se pagasse ? O que aconteceria ? Uma nova geração de talentos livres para ousar ? O livro acha que não por dois motivos : 1- não existe mais um público culto e ávido por novidades. Os jovens vão hoje ao cinema para reencontrar o que já conhecem. Número 2- jovens irriquietos e brilhantes não levam mais o cinema a sério. )





Julie Christie, a atriz que só filmava quando precisava de dinheiro, recusando pilhas de roteiros e flertando com todos os movimentos de esquerda. E o incrível Robert Altman, o cara que aos 30 anos pegou um carro e sumiu, largando mulher e filhos e se mandando para L.A. Mais dez anos de trabalho em TV, de queimação de filme geral ( Ninguém nunca foi tão sincero como Altman, ele brigava com todos os executivos ) e o estouro aos 42 anos com MASH. Altman, o mais radical dos diretores americanos, o cara com quem todo mundo queria trabalhar... e um doidão total, cheio de colares e haxixe, que filmava sem cuidado algum, sempre em busca de good vibes.

O livro joga sutilmente uma idéia : Spielberg e Lucas tinham um enorme ressentimento de Brian de Palma, Scorsese e principalmente de Coppolla. Esses diretores conseguiam dobrar Hollywood, fazer filmes pessoais, misturar arte com pop. A geração blockbuster se vinga desses "metidos artistas" fazendo seus assumidos Disneys/HQ, e esfregando suas contas bancárias na cara dos "egocêntricos artistas ".
Existe desde então uma clara divisão entre o cara que faz cinema e o cara que faz um produto, com imensa vantagem, cada vez maior, para o último. O cara que faz cinema filma com uma grande preocupação : conseguirei ser deixado em paz pelos executivos ? O cara que faz um produto pensa : estarei agradando os executivos ? Coppolla filmava "apesar" dos executivos, Spielberg filma "com" os executivos.

Há no livro uma revelação que eu não conhecia : TAXI DRIVER é também uma homenagem a Godard.





Voce vai saber que os loucos tomaram conta do hospício, e que havia uma verdadeira guerra entre velhos executivos e cineastas contra a nova geração : arrogante, cheia de ácido e de filmes de Godard, Fellini e Kurosawa na cabeça. E o fim dessa geração, numa overdose de narcisismo e drogas ruins.

É tanta história cabeluda, tanta coisa boa, que minha tentação é ficar aqui contando o livro inteiro. Quer saber ? Se voce quer se divertir, leia ! Se voce adora cinema, leia ! Se voce gosta de ler bons livros, leia ! LEIA LEIA LEIA LEIA !!!!!!!!!!!!

Este livro é bom demais !!!!!!!! e é :
Puro rocknroll !!!!!!!
É o melhor livro sobre cinema que já lí. E é um puta livro, qualquer que seja o assunto.
LEIA !